Reprodução NDMAIS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entrou em uma nova era de segurança digital. Desde o final de 2025, a comprovação da biometria do INSS virou um pilar fundamental para evitar fraudes e garantir que o pagamento chegue, de fato, às mãos de quem tem direito.

Com a chegada de março, muitos segurados entraram em alerta: afinal, o pagamento pode ser cortado por falta de digitais cadastradas? Se você já recebe sua aposentadoria ou pensão, a resposta curta é: fique tranquilo, seu dinheiro não será bloqueado agora.

Entenda abaixo como funciona o cronograma da biometria do INSS e o que você realmente precisa fazer.

Biometria do INSS: quem já recebe o benefício corre risco em março?

Se você já é aposentado ou pensionista, não há motivo para pânico. A implementação da biometria do INSS para quem já está no sistema será gradual. O INSS reforça que não haverá suspensão automática ou imediata de pagamentos antigos em março.

Caso o órgão identifique a necessidade de atualizar o seu cadastro, você será avisado individualmente e com antecedência. O plano é dar tempo para que todos emitam a CIN (Carteira de Identidade Nacional) sem pressa ou prejuízo financeiro.

O cronograma da mudança: anote as datas

Regulamentada pelo Decreto nº 12.561, a obrigatoriedade foca, principalmente, em quem está solicitando um benefício pela primeira vez. Confira as datas principais:

  • Desde 21 de novembro de 2025: novos pedidos já exigem cadastro de biometria do INSS. São aceitas as digitais registradas na CIN, CNH ou Título de Eleitor.
  • A partir de 1º de maio de 2026: quem não tiver biometria em nenhum documento oficial será obrigado a emitir a nova CIN para conseguir concluir o pedido do benefício.
  • A partir de 1º de janeiro de 2028: a CIN passa a ser o único documento aceito para identificação e manutenção de todos os benefícios do INSS.

Quem está dispensado da biometria?

A regra da biometria do INSS prevê exceções para garantir que ninguém seja punido por limitações físicas ou geográficas. Estão dispensados (enquanto o governo não oferecer meios acessíveis de coleta):

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Biometria do INSS é obrigatória: veja quem pode ter o benefício suspenso em março