Por Márcio Medeiros

O vice-presidente de diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Marcelo Marcos Mantelli, está animado quanto a movimentação do comércio em geral na próxima data comemorativa, dia 28 de novembro, sexta-feira, com a “Black Friday”, quando as lojas do comércio de Marília estarão abertas no período da noite, até às 22 horas, pela quinta vez este ano. Após um 2024 marcado pela retomada das vendas – com crescimento tanto no varejo físico quanto no digital – as projeções para a “Black Friday” deste ano são otimistas, mas exigem preparo por parte dos lojistas, de acordo com o dirigente mariliense. “Uma vez que juros altos, inflação sob pressão e aumento da inadimplência seguem como obstáculos para elevação no consumo”, disse Marcelo Marcos Mantelli que acredita no sucesso da data, dependendo da capacidade do empresário de planejar e ajustar as estratégias de compras, estoques e divulgação.

Segundo o vice-presidente da diretoria, a expectativa para o mês de novembro é positiva em todos os sentidos, mas se o empresariado não souber trabalhar corretamente a data, o resultado positivo pode não ser atingido. “Em 2024 o varejo digital cresceu 10% e o físico 16%, o que mostra espaço para resultados expressivos, desde que se planeje com antecedência”, disse o empresário nos ramos alimentício e de materiais hospitalares. “O correto é que o planejamento tenha sido feito 90 dias antes, pesquisando produtos, negociando com fornecedores e definindo estratégias”, disse o jovem empresário de Marília. “É preciso investir na comunicação direta com o cliente, através das redes sociais para fortalecer o relacionamento e manter atenção à experiência de compra – do pré ao pós-venda”, comentou ao lembrar que a “Black Friday” se estende cada vez mais, com a chamada “Black November”, e que quem se programa para o mês todo costuma ter um desempenho ainda melhor. “Não tenho dúvidas de que a “Black Friday” atingiu um dos períodos mais importantes do varejo”, afirmou.

Marcelo Marcos Mantelli afirma que a situação no varejo é delicada, mas que os números são otimistas, mostrando que o comércio é resiliente. “O peso dos juros atingiu níveis preocupantes ao longo de 2024 e 2025”, comentou. “Isso tem pressionado os orçamentos das famílias e das empresas e limitado o crescimento do País”, apontou. “O volume desembolsado apenas para pagar juros já ultrapassa R$ 1 trilhão, valor equivalente a quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) — uma fatia que drena os recursos do consumo, do investimento e da poupança nacional, atrapalhando o consumo”, disse ao acreditar num bom fluxo de vendas neste mês de novembro com a “Black Friday”, que será uma antecipação das vendas iniciais do Natal.

De acordo com o dirigente da associação comercial de Marília, enquanto a renda das famílias cresceu pouco mais de 3%, o valor gasto exclusivamente com juros saltou mais de 20% — comprometendo o poder de compra e ampliando o endividamento. “Esse descompasso entre o crescimento dos juros e da renda aponta para um risco estrutural”, disse Marcelo Marcos Mantelli. “Se a taxa de juros sobe mais rápido do que a renda, o orçamento familiar se desequilibra”, ensinou. “Cada vez mais recursos são usados para pagar dívidas, o que obriga as pessoas a reduzirem despesas básicas, como mercado ou educação”, alerta o vice-presidente da diretoria. “O aumento do risco de inadimplência e fragilização da saúde financeira do governo, são detalhes preocupantes”, alertou.

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Black Friday 2025: Sucesso exige planejamento, diz vice-presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Marcelo Mantelli. Entenda