A tecnologia de 800 volts está em ascensão nos carros elétricos. Durante muito tempo, os carros elétricos da Hyundai, Kia e Genesis, bem como o Porsche Taycan, foram os únicos modelos com essa vantagem, mas isso mudará em breve.
Entre outros, a Neue Klasse da BMW, as novas plataformas elétricas MMA e EA da Mercedes-Benz, a Premium Platform Electric (PPE) do Grupo VW ou até mesmo o Lotus Eletre receberão a tecnologia moderna. Os fornecedores também precisam se adaptar a isso, pois um sistema de 800 volts exige motores elétricos e inversores diferentes dos utilizados nos carros elétricos com 400 volts.
A Bosch, por exemplo, está começando agora a fabricar componentes de 800 volts. Isso envolve motores elétricos e inversores. Na versão de 800 volts da máquina elétrica, a Bosch aumentou a densidade de potência, o que reduz o peso e permite um design mais compacto.
O motor elétrico que agora entra em produção em série oferece nada menos que 460 kW de potência (625 cv) e 830 Nm de torque. Graças ao uso do chamado enrolamento I-PIN, ou seja, um enrolamento em barra, a eficiência, a compactação e o grau de automação na produção do motor aumentam, diz a Bosch. A densidade de potência aumenta em 35%, para 60 kW/kg, e a densidade de torque é de 105 Nm/kg.
Tecnologia de 800 volts da Bosch: o inversor de 800 V
No pico de eficiência, o motor Bosch atinge até 98%. O rotor e o estator do novo motor são usados “por um fabricante alemão premium”. Isso significa que Audi, Porsche, BMW, Mini e Mercedes-Benz são todos possíveis candidatos. A Bosch também está planejando o resfriamento de óleo para a próxima geração, o que deve aumentar a produção contínua.
O inversor de 800 volts usa semicondutores de carbeto de silício (chips SiC), o que aumenta a eficiência e, consequentemente, a autonomia. Ainda não se sabe se ele será usado pelo mesmo fabricante.
Mais sobre: Bosch inicia produção em massa de módulo de hidrogênio para caminhões Bosch pode equipar bicicletas elétricas com freios ABS em breve
Nos chips de SiC, os átomos de carbono (C) também são incorporados à estrutura cristalina do silício (Si). Isso melhora a condutividade elétrica dos semicondutores. Além disso, 50% menos energia é perdida na forma de calor na eletrônica de potência. Isso aumenta a eficiência dos inversores para até 99%, promete a Bosch.
Nos últimos anos, os 400 volts se estabeleceram amplamente como o padrão dos veículos elétricos. No entanto, com a mesma amperagem, o dobro da potência pode ser transmitido com o dobro da tensão de 800 volts. Na prática, isso significa, acima de tudo, um carregamento mais rápido: Com uma rede de bordo de 400 volts, um máximo de 250 kW de potência de carregamento tem sido possível nas estações de carregamento correspondentes até o momento; com 800 volts, teoricamente o dobro disso, ou seja, 500 kW. Mas a tecnologia também significa cabos de energia mais finos, o que economiza peso, espaço de instalação e cobre caro.https://www.youtube.com/embed/eSNp4ZWJuVw
Fonte: Bosch