
O Brasil voltará a exigir visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril. A decisão ocorre após o governo não conseguir um acordo para facilitar a entrada de brasileiros nesses países. A medida já havia sido adiada algumas vezes, mas agora será aplicada.
Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro suspendeu a exigência de visto para turistas desses países, além do Japão. O objetivo era estimular o turismo no Brasil, mas esses países não aceitaram oferecer a reciprocidade.
Com a posse de Lula, o Brasil tentou negociar condições mais favoráveis para os brasileiros conseguirem entrar como turistas nesses países, todavia mais uma vez sem sucesso. Sendo assim, a retomada da exigência foi marcada para abril de 2024, sendo estendida por um ano enquanto novas negociações eram feitas.
Durante este período, apenas o Japão aceitou negociar, e decidiu pela flexibilização para a entrada de brasileiros ao país. Já os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália mantiveram suas regras.
Fonte: Pleno News
Fonte: Diário Do Brasil