Chesnot/Getty Images

A primeira-dama da França, Brigitte Macron, foi filmada se referindo a ativistas feministas como “vagabundas” e “bandidos mascarados”, durante uma conversa nos bastidores do teatro Folies Bergère, em Paris, no

domingo (6). O vídeo foi publicado pelo site da revista semanal Public.


Na gravação, Brigitte conversa com o comediante Ary Abittan, de 51 anos, que havia sido acusado de estupro por uma jovem com quem manteve um relacionamento breve em 2021. O caso foi investigado por três anos e arquivado, com a decisão mantida em recurso no início deste ano.

Durante a conversa, Abittan diz estar com medo, e Brigitte responde: “Se essas vagabundas estiverem aqui, vamos expulsá-las. É inacreditável… bandidos mascarados”. Ela se referia a quatro ativistas que, no sábado, interromperam o show de Abittan usando máscaras e gritando “Abittan estuprador!”.

As manifestantes fazem parte do coletivo feminista #AllofUs (#NousToutes) e protestavam contra o retorno do comediante aos palcos. O grupo costuma se posicionar fora de locais onde Abittan se apresenta.

No domingo, Brigitte assistiu ao espetáculo acompanhada da filha, Tiphaine Auzière. A declaração gerou repercussão pública, e figuras políticas comentaram sobre o episódio. A deputada Sarah Legrain afirmou que a fala poderia ser considerada ofensiva para as ativistas.

Em nota, a equipe de Brigitte Macron explicou que a declaração foi “uma crítica aos métodos usados por aqueles que, usando máscaras, interromperam o show de Ary Abittan no sábado à noite”. “Brigitte Macron não aprova esses métodos”, completou o porta-voz.

O episódio ocorre em paralelo a uma investigação sobre cyberbullying envolvendo a primeira-dama. Sete pessoas — seis homens e uma mulher — respondem por difamação e ameaças online, incluindo rumores falsos sobre Brigitte Macron. A influenciadora americana Candace Owens chegou a divulgar alegações sobre a primeira-dama.

Em julho, os Macrons entraram com ação por difamação, e Owens respondeu dizendo que exigiria exame médico como parte de qualquer julgamento nos Estados Unidos. O veredito do processo em Paris está previsto para o próximo ano.

Fonte: Siga Gazeta Brasil

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Brigitte Macron é flagrada chamando ativistas femininas de ‘vadias nojentas’ enquanto defendia um comediante; ASSISTA