
Reprodução TVFOCO
Banco Central confirma que essas 3 tarifas não podem ser cobradas pelos bancos como Caixa, Bradesco e mais, e todos os clientes precisam saber
Os bancos cobram inúmeras tarifas e os clientes sempre são comunicados sobre elas. Mas, o Banco Central tem, por exemplo, uma lista de 3 tarifas que não podem ser cobradas. Independente da instituição, é permanentemente proibido.
E clientes de bancos como Caixa, Bradesco ou qualquer outra, precisam saber. A partir de informações coletadas do site oficial do Banco Central, vamos comentar sobre elas agora e você já anote tudo.
Quais tarifas não se pode cobrar?
- Os essenciais, vinculados a uma conta-corrente ou poupança;
- Os de liquidação antecipada em operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro;
- Os de fornecimento de atestados, certificados e declarações nas situações em que o fornecimento é obrigatório por determinação legal ou regulamentar.
Além disso, o Banco Central ainda deixou o seguinte aviso:
“Atenção! A instituição também não pode cobrar tarifas pelos serviços prioritários (referentes a cadastro, conta-corrente, conta poupança, operações de crédito, cartão de crédito básico e operação de câmbio relacionada a viagens internacionais) que não estejam previstos na Tabela I da Resolução 3.919, de 2010”.
Sendo assim, se utiliza esses serviços, saiba que são gratuitos. Além disso, se tem dúvida do que é vai pagar, entre em contato com o seu banco. Qualquer dúvida, ele irá esclarecer.
Dessa maneira, tudo ficará transparente para você. Toda instituição precisa deixar claro o que o cliente paga. Por exemplo, alguns bancos tem cestas de serviço.
Você terá tanto a opção gratuita, como alguma especial que irá cobrar e por isso, vai oferecer mais vantagens. Dessa maneira, antes de contratar qualquer coisa, analise se está ou não dentro do que deseja.
Quando um banco pode me cobrar uma tarifa?
Além disso, para que haja cobrança, os critérios abaixo precisam valer:
a) previsto no contrato do cliente ou previamente solicitado pelo cliente ou pelo usuário; e
b) efetivamente prestado pelo banco ou instituição.
E novamente, em caso de tarifa indevida, o cliente poderá pedir reembolso para sua instituição. Sendo assim, por isso a importância de saber pelo que está pagando.
Sempre consulte seu banco e exija os seus direitos. Afinal, não precisa pagar por aquilo que não deseja e às vezes nem sabia. O Banco Central te protege nessas situações, sendo assim, sempre procure se informar.com informações de TVFOCO
Fonte: Diário Do Brasil
