caixa preta de um avião é um dispositivo instalado nas aeronaves para que, no caso de acidentes aéreos, as autoridades possam entender melhor o que causou o problema. A partir de julho, alguns carros novos fabricados na Europa passarão a ter um equipamento semelhante.

A União Europeia determinou que todos os carros de passeio que se enquadrem na classe M1 (8 passageiros + o motorista) e veículos comerciais do tipo N1 (caminhonetes e vans com mais de 3,5 toneladas) saiam de fábrica obrigatoriamente com um EDR (Event Data Recorder ou, em português, gravador de dados de eventos).

Caixa preta dos carros gravará dados para explicar as causas dos acidentes (Imagem: Divulgação/NTSB)
Caixa preta dos carros gravará dados para explicar as causas dos acidentes (Imagem: Divulgação/NTSB)

A intenção do órgão é dar às autoridades um meio mais preciso de entender como determinados acidentes acontecem ao analisar os dados que ficarão armazenados no gravador por até 5 segundos antes da colisão e 0,3 segundos após o impacto.

O EDR começa a funcionar de forma automática quando há o acionamento dos airbags e dos tensores dos cintos de segurança, e inicia a gravação assim que o capô ativo do veículo se abre ou quando há mudanças bruscas de velocidade na lateral ou na longitudinal.Mudanças bruscas de velocidade na direção lateral acionarão a caixa preta (Imagem: Divulgação/ LatinNCap)

Quem vai analisar a caixa preta?

De acordo com a documentação fornecida pela União Europeia, os carros equipados com EDR terão monitorados e armazenados na caixa preta os seguintes dados: velocidade, frenagem, inclinação do carro, posição na estrada, tempo de resposta do sistema de segurança e acionamento ou não da chamada de emergência — item obrigatório desde 2018.

Os dados são de propriedade do dono do carro ou do motorista que estiver conduzindo o veículo no momento do acidente e, de acordo com a União Europeia, serão coletados de forma anônima para evitar qualquer tipo de manipulação equivocada.

Após o acidente, tudo o que estiver armazenado na caixa preta dos carros será enviado para as autoridades locais competentes. O acesso pode ser feito de duas formas: via interface OBD ou, no caso de destruição da porta (do equipamento), diretamente no EDR, como ocorre nos aviões.

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira

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Caixa preta nos carros? União Europeia torna equipamento obrigatório
Foto: Reprodução