
Fotos: Divulgação
A causa animal vai ganhar um novo mascote para representar a luta na cidade de Marília: em breve, o cão Pituco será o símbolo dos cuidados com os pets nos serviços prestados pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Para o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, dar visibilidade à causa animal é importante, porque envolve mais a população nos cuidados com os pets e com o meio ambiente.
“A abordagem passa a ser com um cão real, e não apenas um personagem fictício, o que pode engajar mais as pessoas na causa. Também há solicitação de uma praça pet, que será a Praça do Pituco, que está em estudos na Prefeitura após requerimento apresentado na Câmara pela vereadora professora Daniela”.
Ainda de acordo com Mário Rui, também está sendo elaborado um projeto para educação pet nas escolas, fomentando a causa animal na rede de ensino. “Nosso trabalho com a causa animal já envolve ações de adoção, casinhas pet comunitárias, agora o Pituco vai ser o protagonista como um herói da causa animal e também levaremos a discussão para as crianças atendidas pela Educação Municipal”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Fotos: Divulgação
De acordo com Tiago Moraes, que foi tutor do cão Pituco, durante a pandemia desenvolveu um projeto de HQ pela Mustache Comics do qual o Pituco foi um personagem super-herói. Segundo Tiago, a história do Pituco está levando o nome de Marília para o Brasil e para o Mundo.
“O universo Radius é a revista onde surgiu o personagem Pituco, que posteriormente se converteu no personagem principal da revista pela adesão dos leitores dos quadrinhos. A revista já conta com três edições, e também lançamos um livro contando a história do Pituco”.