
Fotos: Divulgação
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, ontem o atendimento do Castramóvel, que estará em operação durante três dias com castrações gratuitas. Os cadastros foram recebidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos até 30 de dezembro de 2025.
A ação será realizada em três locais: ontem foram castrados 150 cães no Ginásio Neusa Galetti, na zona Oeste. Na sexta (9), o Castramóvel estará no Cemesc Zona Sul, onde serão castrados mais 200 cães. Já no sábado (10), a sede da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, localizada na zona Norte, será o local da castração de 300 gatos, totalizando 650 atendimentos.
A ação é voltada a tutores de baixa renda e a animais em situação de rua, com apoio de ONGs, protetores independentes e voluntários da causa animal. A Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Público alerta que apenas os cães e gatos cujos tutores fizeram agendamento e receberam a confirmação serão atendidos no Castramóvel. A orientação é que não sejam levados animais sem atendimento agendado e confirmado.
O vice-prefeito Rogério Alexandre, o Rogerinho, acompanhou o primeiro dia de operações do Castramóvel. “O prefeito Vinicius Camarinha está cuidando da causa animal, dando a atenção necessária e realizando ações efetivas. Parabenizo os servidores, voluntários e parceiros envolvidos pelo sucesso desse projeto”.

Para o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, essa ação logo no começo do ano mostra a dinâmica do governo do prefeito Vinicius Camarinha. “O prefeito Vinicius e o vice-prefeito Rogerinho nos determinaram que cuidemos da cidade, e isso inclui cuidar das pessoas, da zeladoria e também dos animais. De forma inédita, estamos realizando esse mutirão com o Castramóvel atendendo 650 animais de uma só vez”, afirmou.
A superintendente da Causa Animal, Michele Alves, destaca a relevância da iniciativa para o município. “O Castramóvel reforça o compromisso da gestão com políticas de controle populacional e cuidado animal. A proposta é ampliar o acesso aos serviços e garantir um atendimento organizado e responsável”, afirmou.
A Secretaria ressalta que a iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao bem-estar animal e ao fortalecimento das políticas públicas na área, buscando atender de forma adequada as demandas da população.
