O Dia Internacional do Beijo ou Dia do Beijo é comemorado neste sábado, 13 de abril. Esta data homenageia um dos gestos de carinho mais intensos entre os seres humanos: o beijo.

Seja entre amigos, familiares ou namorados, o beijo está sempre presente e é uma importante demonstração humana, principalmente nas sociedades ocidentais, de afeto e carinho. 

Normalmente, o Dia do Beijo é comemorado entre os casais com muitos beijos. Já os solteiros, costumam celebrar a data beijando seus amigos ou mesmo desconhecidos.

Com a pandemia da Covid-19, foi preciso manter o distanciamento e comemorar a data sem beijos. Curiosamente, o beijo havia sido proibido na Inglaterra pelo rei Henrique VI, em 1439, para evitar a proliferação de bactérias.

Uma outra data relacionada ao beijo é o “dia do selinho roubado”, uma homenagem à apresentadora de televisão Hebe Camargo. A proposta para comemorar a data no dia 29 de setembro surgiu nas redes sociais pelos fãs de Hebe, em tom de brincadeira, após a sua morte em 29 de setembro de 2012. Hebe Camargo (1929-2012) foi uma comunicadora muito respeitada e que tinha como marca os “selinhos” que dava nos convidados do seu programa.

Frases para desejar um feliz Dia do Beijo

Para desejar um feliz Dia do Beijo, nada como dedicar frases de beijos:

Quando eu sinto os seus lábios nos meus, tenho a sensação que o mundo para de girar, que os pássaros deixam de voar e que as estrelas ficam a nos admirar… Melhor coisa nesta vida com certeza não há!

Seja na bochecha, no cantinho da boca, de “borboleta” ou na testa… Não importa onde seja, o importante é poder te beijar todos os dias.

O teu beijo carrega todas as baterias do meu corpo. Dá-me energia para enfrentar os problemas do dia a dia. Obrigado!

O teu beijo é um artista que desenha todos os dias o sorriso do meu rosto.

Origem do Dia Internacional do Beijo

Não se sabe ao certo como surgiu o Dia Internacional do Beijo, mas segundo uma lenda italiana, havia um jovem chamado Enrique Porchelo que era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila.

Cansado de tantos rumores, o padre da pequena vila ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a mulher que nunca havia sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu para reclamar o prêmio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália. 

Supostamente, a origem desta história remonta ao dia 13 de abril de 1882.

Curiosidades sobre o Beijo

• São transmitidas milhões de bactérias em cada beijo;

• Durante um beijo apaixonado são ativados 29 músculos do corpo, sendo 17 deles localizados na língua;

• O recorde do beijo mais longo do mundo é de um casal tailandês e durou 58 horas, 35 minutos e 58 segundos;

• O recorde mundial de beijos é do americano Alfred A. E. Wol, que beijou 8.001 pessoas em apenas 8 horas;

• O rei Henrique VI, em 1439, proibiu todos os tipos de beijos na Inglaterra com a intenção de evitar a proliferação de bactérias;

• Em média, ao longo da vida, uma pessoa troca 24 mil beijos, entre familiares, amigos e amores;

• De acordo com textos sânscritos, o primeiro beijo relacionado ao ato sexual que se tem notícia teria sido dado há dois mil anos na Índia. 

Como surgiu o Beijo?

Alguns cientistas acreditam que a origem do beijo está no olfato.

Durante muito tempo, cheirar o rosto da pessoa amada era um sinal de afeto e prazer. O roçar da boca passou a ser consequência dos atos de cheirar o rosto do parceiro, surgindo assim os primeiros beijos. 

Outra teoria diz que o beijo surgiu a partir de uma experiência de afeto e atenção dos nossos antepassados:
a alimentação. Os filhos recebiam dos pais a comida mastigada diretamente na boca. Este ato teria ficado registrado como um símbolo de carinho e amor.  

Compartilhar matéria no
Celebre: Dia Internacional do Beijo. é comemorado neste sábado, 13 de abril