Enquanto a expectativa sobre um carro elétrico da Ferrari cresce, o modelo deve ser lançado no último trimestre de 2025
O ronco do motor de um carro da Ferrari é uma de suas assinaturas e, para muitos entusiastas donos de modelos da marca, motivo de orgulho. Mas a dúvida ainda paira sobre como a célebre montadora italiana manteria essa marca registrada em um futuro de carros totalmente elétricos.
No entanto, segundo o site InsideEvs, o CEO da empresa, Benedetto Vigna, já informou que seus engenheiros trabalham em “assinaturas sonoras” que irão “despertar emoções” da mesma forma que alguns dos carros esportivos icônicos da marca fizeram ao longo dos anos.
Vigna acrescentou que a Ferrari continua comprometida com o desempenho, o design e a experiência de condução dos seus futuros veículos elétricos, afirmando que “os carros elétricos não são silenciosos”.
Provavelmente é muito cedo para adivinhar como a Ferrari replicaria o som natural de um V8 ou V12 em um modelo totalmente elétrico, mas certamente não se pode duvidar da capacidade da montadora de fazer algo notável.
Para além do barulho que ele deve fazer, um modelo elétrico da Ferrari gera expectativas, pois deverá entregar em outros aspectos. Por exemplo, um design e um desempenho de tirar o fôlego: coisas normalmente esperadas de uma Ferrari
“Se você conhece a tecnologia, sabe que também pode fazer muitas coisas com carros elétricos”, comentou Vigna, indicando que a Ferrari vai manter o seu alto padrão de qualidade mesmo quando partir para a fabricação de elétricos com mais vigor.
O futuro elétrico da Ferrari
- A Ferrari espera que os carros elétricos e híbridos representem cerca de 60% de suas vendas até 2026 e planeja se tornar neutra em carbono até 2030.
- A montadora já possui carros híbridos em sua linha atual, o SF90 Stradale e o 296 GTB.
- Há também uma fábrica em construção em Maranello, onde a Ferrari vai se dedicar a construir motores elétricos, baterias e inversores de potência.
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi