
China suspendeu as importações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial do país. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 16, pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
O foco foi identificado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, que tem cerca de 64 mil habitantes.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se da primeira ocorrência da doença em aves comerciais no Brasil — os casos anteriores envolviam apenas aves silvestres.
Diante da situação, o governo federal decretou emergência zoossanitária por 60 dias em um raio de 10 km ao redor da granja afetada. A área pode ser ampliada conforme avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Em nota, o ministério informou que já iniciou as medidas previstas no plano nacional de contingência, com ações de contenção e erradicação do foco, e comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os parceiros comerciais.
“O objetivo é debelar a doença e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar”, diz o comunicado.
A pasta afirmou ainda que o consumo de carne de frango e ovos continua seguro, sem risco de transmissão do vírus. A gripe aviária raramente infecta humanos e, quando ocorre, está relacionada a contato direto com aves doentes.
Desde maio de 2023, o Brasil — maior exportador de carne de frango do mundo — registrou surtos da gripe aviária em aves silvestres em pelo menos sete estados. Em 2023, o Japão chegou a suspender a compra de frango do Espírito Santo após um surto em uma criação não comercial.
A gripe aviária circula em regiões da Ásia, África e Europa desde 2006.
Fonte: O antagonista
Fonte: Diário Do Brasil