Foto: Canva/ND Mais

Dezembro começa nesta segunda-feira (1º) com a cara do verão: dias quentes e ensolarados, mas também com chuvas que devem ficar acima da média em várias regiões. A estação mais quente do ano tem início em 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2026, período em que os episódios de chuva tendem a se intensificar.
Mas afinal, o que esperar do clima ao longo dos próximos 31 dias? O ND Mais consultou a equipe de meteorologia do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para traçar um panorama nacional. Confira a seguir na íntegra.

Como fica o clima no Brasil em dezembro

Chuvas dentro da média no Sul e acima do esperado no Sudeste e Centro-Oeste devem marcar o clima de dezembro no Brasil. “Estamos entrando na estação chuvosa no centro-sul do país, então há condições para chuvas mais frequentes e acumulados maiores nos próximos meses”, informou o Cemaden.

ND Mais também questionou a possibilidade de novos ciclones atingirem o país. O órgão respondeu que “não é possível prever no momento a incidência de fenômenos extremos”. Caso eles ocorram, “a previsão só tende a indicar com alguns dias de antecedência”.

“Os ciclones extratropicais, tais como os que foram amplamente noticiados no último mês, são fenômenos relativamente comuns de se formarem na costa do Brasil, na grande maioria das vezes sobre o oceano, e influenciarem o tempo nas regiões Sul e Sudeste do país”, explicou.

Os meteorologistas lembram que esses sistemas vêm sempre acompanhados de uma frente fria, que avança pelo Sul e Sudeste, “trazendo instabilidade e chuvas em sua vanguarda e, em sua retaguarda, tempo seco e ar frio”. Segundo o Cemaden, trata-se de um fenômeno com boa previsibilidade.

“Conseguimos detectar a formação de um ciclone na previsão de tempo com 5 até 7 dias de antecedência. Como esse ciclone vai afetar as áreas próximas já é uma previsão de mais curto prazo, cerca de 3 dias temos condições de detalhar onde pode haver chuva volumosa e/ou severa, além de ventos fortes”, disseram.

“Por se tratar de um fenômeno comum, a frequência de atuação deles na costa das regiões Sul e Sudeste é alta”, explicaram os meteorologistas.

“Podemos ter ciclones se formando e frentes frias associadas toda semana nessas regiões. Nem sempre esses fenômenos têm potencial de causar desastres”, reforçou o órgão, que lembra que eles “são muito importantes para regular o regime de chuvas no Sul e Sudeste”.

Chuvas intensas e até 32°C

A previsão climática do Inmet aponta chuva até 50mm acima da média em grande parte do Centro-Sul e Centro-Norte do Amazonas, Centro-Sul do Tocantins, boa parte do Pará e praticamente todo o Amapá em dezembro. Em áreas do Tocantins e do Amapá, esses volumes podem chegar a 150mm acima da média.

Já no Acre, Oeste do Amazonas e Centro-Sul do Pará, a tendência é de chuva abaixo do normal.

No Nordeste, a previsão indica chuva acima da média na Bahia e no Piauí, enquanto os demais estados devem registrar volumes próximos ao padrão histórico. No Centro-Oeste, Goiás, Oeste do Mato Grosso e Leste do Mato Grosso do Sul devem ter chuva acima da média.

Enquanto isso, o Centro do Mato Grosso e o Noroeste do Mato Grosso do Sul devem ficar abaixo da média durante o mês, indica o Inmet.

No Sudeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo devem ter acumulados acima da média. No Espírito Santo, o cenário tende a ficar dentro do esperado para o mês. Já no Sul, os acumulados devem ficar abaixo da média em praticamente toda a região, incluindo todo o Rio Grande do Sul.

Quanto às temperaturas, o Inmet prevê valores até 1,5°C acima da média em grande parte do país. No Norte, especialmente no sudeste do Pará, as máximas podem chegar a 32,5°C. No Nordeste, áreas do Piauí podem registrar temperaturas ultrapassando 27°C mesmo perto das áreas litorâneas.

No Centro-Oeste, o calor deve ser mais intenso no Norte e Leste do Mato Grosso e na região central do Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, as temperaturas ficam acima de 20°C, com picos mais altos no Oeste de São Paulo, Norte de Minas e Espírito Santo. Na Região Sul, as temperaturas devem ficar próximas da média em áreas do Paraná, litoral de Santa Catarina e parte do RS, enquanto o centro de SC e grande parte do PR podem superar 18°C.

Com informações de NDMAIS

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Chuvas intensas e até 32°C: meteorologistas antecipam como fica o clima no Brasil em dezembro