
Foto: Clima ao vivo/Reprodução/ND
O ciclone extratropical que atua com intensidade sobre o Rio Grande do Sul já tem uma previsão de quando deve atingir o ápice de intensidade e provocar instabilidades no país.
Conforme informações do Climatempo, o sistema se formou durante a madrugada desta terça-feira (9) e avançou rapidamente sobre o estado gaúcho, causando chuva intensa, rajadas de vento e danos estruturais em diversos municípios.
Baixa pressão atmosférica pode aumentar intensidade do ciclone
A previsão é de que a pressão no centro do ciclone caia para menos de 1000 hPa (hectopascais), patamar considerado de alto risco, o que favorece ventos severos, tempestades e grandes volumes de chuva em curto intervalo de tempo.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone extratropical que avança pelo país possui duas fases.
“A primeira fase é da chuva e dos temporais, que já aconteceu. E, neste momento, vai ficar naquela alternância entre chuva e períodos de sol e aos poucos vai começar a soprar o vento. Então, tem essa fase. E em sequência, há a fase dos ventos que inicia nesta quarta-feira”, explicou.
Quando o ciclone deve atingir o ápice
De acordo com previsão meteorológica, o pico da intensidade deve ocorrer na noite da quarta-feira (10), quando o fenômeno estará completamente organizado.
Durante esse período, há possibilidade de:
- rajadas de 90 a 120 km/h
- chuva persistente
- descargas elétricas
- risco de granizo
- elevação do nível de rios e córregos
As áreas mais vulneráveis incluem o litoral e regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com Scheuer, no estado catarinense, o sistema deve trazer rajadas de ventos que ultrapassem os 100 km/h no Costão da Serra, na Serra do Mar, no Planalto Norte e algumas áreas do topo da Serra Catarinense.
Veja as localidades na mira de ciclone
Embora o centro do ciclone permaneça concentrado na região Sul, seus efeitos indiretos serão sentidos em outras regiões.
- São Paulo
- centro-sul do Rio de Janeiro
- sul e sudoeste de Minas Gerais
CENTRO-OESTE
Rajadas de ventos fortes entre os dias 9 e 10 devem impactar:
- Mato Grosso do Sul
com informações de NDMAIS
Fonte: Diário Do Brasil
