Um estudo da Universidade de Skövde mostrou aos pesquisadores que os carros modernos em oficinas automotivas estão frequentemente expostos à ação de hackers, uma vez que estas oficinas não têm conhecimento suficiente para manter os veículos protegidos.
“Uma grande proporção da frota de veículos em oficinas pode estar praticamente totalmente aberta a ataques ou já ter sido violada”, diz Marcus Nohlberg, docente em segurança cibernética na Universidade de Skövde.
Os carros modernos podem ser descritos como computadores avançados conectados sobre rodas, e esses computadores lidam com tudo, desde sistemas antiderrapantes até controles adaptativos de rota.
Recentemente, os sistemas de computadores automotivos também começaram a se comunicar entre si. Esta comunicação ocorre fora do carro. A intenção é evitar colisões, mas também abre riscos, e os carros podem virar alvos de ataques cibernéticos.
Pesquisadores de segurança já chegaram a demonstrar, anos atrás, como poderiam assumir o controle dos freios e da direção de um Jeep Cherokee.
No novo estudo, ficou evidente aos cientistas que a conscientização e o conhecimento sobre segurança entre as oficinas automotivas ainda são baixos quando se trata de segurança cibernética. O que levanta questões sobre o que acontece se esses lugares não souberem operar corretamente o software do carro.
A extensão do quão prejudicial isso pode ser é difícil mensurar, pois fabricantes de veículos ainda não possuem transparência total em como desenvolvem os softwares, e costumam dar acesso a eles a apenas algumas oficinas autorizadas.
Essa prática aumenta a incerteza sobre como oficinas lidam com os softwares, especialmente se oficinas que não são autorizadas se veem forçadas a usar métodos não oficiais para gerenciar os carros.PUBLICIDADE
“Para a maioria das pessoas, o carro é o computador mais avançado que possuem, mas atualmente não têm como influenciar atualizações e informações de segurança“, diz Martin Lundgren, professor sênior de informática e um dos autores do estudo.
Pesquisadores querem softwares de carros “abertos ao público”
- Os pesquisadores acreditam que tanto o público como os profissionais das oficinas precisam de uma maior compreensão dos sistemas dos carros.
- Eles creem também que, se o acesso aos softwares não ficasse limitado a oficinas autorizadas, com mais pessoas aptas a usar software oficial para atualizar carros e tivessem informações sobre a segurança do carro, isso beneficiaria a segurança.
- A situação atual pode ser mais segura do ponto de vista dos fabricantes, mas as consequências para os proprietários e para a sociedade em geral podem ser preocupantes.