
Um novo estudo confirmou a crença de que o estresse, em especial o causado por ansiedade e depressão, pode mais que dobrar as chances de uma pessoa desenvolver cabelos grisalhos antes dos 30 anos.
A pesquisa, realizada por uma equipe da Universidade King Saud, na Arábia Saudita, acompanhou 1.193 pessoas, com idades entre 18 e 29 anos, e descobriu que metade delas já tinha pelo menos um fio branco na faixa dos 20 anos.
O estudo também mostrou que 12% dos participantes estimavam ter mais de 100 fios grisalhos.
Como o estresse afeta os cabelos?
Os cientistas ainda não conseguem apontar todas as razões, mas suspeitam que o hormônio do estresse, o cortisol, esteja entre os principais vilões.
Esse hormônio, associado a situações de ansiedade e depressão, pode gerar inflamações no couro cabeludo, danificando os folículos capilares.
A inflamação, por sua vez, acelera o desgaste das células que produzem melanina, o pigmento que dá cor aos fios. Quando essas células são danificadas ou morrem, o cabelo perde sua cor natural e se torna branco ou grisalho.
Existem outros fatores que influenciam o aparecimento de fios brancos?
Além do estresse, outros fatores também podem contribuir. O histórico familiar, por exemplo, continua sendo o maior indicador de quando uma pessoa começará a ter cabelos grisalhos.
Fumar também foi apontado como um fator de risco, quase dobrando as chances de fios brancos. Em contrapartida, o estudo mostrou que manter uma dieta saudável pode reduzir esse risco em até 32%. Também é fundamental acompanhar de perto os níveis de vitaminas essenciais no seu organismo.
O que podemos fazer para evitar os cabelos brancos precoces?
Embora não haja uma solução mágica, parar de fumar, adotar uma alimentação balanceada e, principalmente, aprender a gerenciar o estresse acabam sendo mudanças no estilo de vida que podem ajudar.
Além disso, controlar a ansiedade e a depressão com acompanhamento médico e terapias apropriadas pode diminuir o impacto desses problemas na saúde dos seus cabelos.
Também não é recomendado ficar arrancando os fios brancos que surgirem, pois você pode causar danos ao folículo, que com o tempo pode parar de produzir novos fios, levando a áreas de afinamento ou até calvície localizada.
Além disso, no caso das pessoas mais jovens, quando a causa subjacente é tratada e envolve situações de estresse ou condições de saúde, há relatos de que o cabelo pode recuperar parcialmente a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor dos fios. Ou seja, o fio branco pode voltar a nascer com a cor natural. Por isso é importante não arrancá-lo.
Fonte: Catraca Livre