O 25º ConBio, Congresso de Biólogos do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região, começou ontem, 25 de novembro, com a conferência magna do cientista Marcos Buckeridge, doutor em Biologia Molecular e professor do Instituto de Biologia da Universidade de São Paulo (USP)
O renomado especialista considera que a humanidade cada vez mais tem conhecimento dos processos biológicos, e o próximo passo é ter controle sobre eles – na Terra e mais tarde também fora dela: “Nós estamos aprendendo sobre como funcionam os seres vivos e o universo de uma forma exponencial. Em breve deveremos conhecer todas as espécies do planeta e seus DNAs.”
Buckeridge acredita que nas próximas décadas, novas fronteiras serão conquistadas, como a descoberta do funcionamento do cérebro e o controle tanto do envelhecimento como da biodiversidade planetária. Por fim, a última fronteira seria a colonização espacial, o que envolveria a manipulação da vida.
“Eu proponho aqui a hipótese da cyberneogênese. Passamos por uma grande explosão de conhecimento desde 1900. Esse foi um período de preparação da ciência. Agora estamos começando a fazer a conexão entre todos os conhecimentos, entendendo como as coisas se conectam. Com a consolidação dessas conexões, entraremos no período de cyberneogênese, que é o controle da maioria das coisas que a gente conhece. Não vai haver muito mais o que conhecer, mas sim controlar. Nesse período, estaremos habilitados a colocar vida em outros planetas que não tenham vida”, afirmou ele.
Além da conferência de Buckeridge, houve outros eventos no primeiro dia de Congresso, realizado pela primeira vez de forma virtual, que também discutiram novas possibilidades de atuação dos Biólogos. A mesa-redonda “Matriz curricular e inserção no mercado de trabalho” discutiu como modificar os cursos de Ciências Biológicas para que os estudantes tenham mais contato com possibilidades de carreira além da academia, magistério e serviço público, enquanto o Biólogo Horacio Teles, pesquisador aposentado da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de São Paulo, discutiu as possibilidades de atuação profissional na Saúde Pública.
Nos próximos dias, haverá outras conferências e mesas-redondas discutindo a atuação profissional de Biólogos em setores como controle de vetores e pragas, ambiente marinho, indústria e biotecnologia. Também acontecem apresentações de trabalhos científicos e um concurso de fotografias. O 25º ConBio encerra em 28 de novembro.