A Ferrero, fabricante do Kinder Ovo no Brasil, foirequisitada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) a prestar esclarecimentos sobre a segurança dos seus produtos. Caso a empresa não apresentar respostas, a Senacon vai determinar o recall (recolhimento) dos chocolates, na véspera da Páscoa.
A medida foi tomada após mais de 100 casos de salmonella na Europa. Suspeitas do foco da contaminação são voltadas para os chocolates Kinder Ovo, fabricados na Bélgica. Uma das fábricas fechou e em todo o continente foi feita a retiradas dos chocolates dos mercados. A Ferrero realizou o recall para evitar mais casos de intoxicação.
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, “considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro”.
A Ferrero do Brasil informou que ainda não recebeu a notificação do Senacon, que contatou a Anvisa para dar explicações sobre os produtos da linha Kinder comercializados no Brasil e que está disponível para esclarecimentos extras.