A humanização da marca é uma grande tendência no marketing moderno, já que ajuda a construir uma conexão emocional com os clientes, aumentando a lealdade e o reconhecimento da marca. É um processo complexo que envolve desde o estudo do público-alvo até o desenvolvimento de conteúdos relevantes e envolventes que reflitam os valores da marca.
Para humanizar sua marca de maneira eficaz, as empresas devem estabelecer um diálogo com os consumidores e criar uma história real que promova uma conexão autêntica entre a marca e seu público.
A melhor maneira de você atingir os seus clientes é tornar sua marca mais humanizada. Engana-se quem acredita que humanizar a marca é ter um personagem ou mascote. Humanização da marca é o processo de criar uma comunicação mais humana com características identificáveis para sua empresa. Isso se refletirá na maneira como você interage com os clientes com base no perfil do público a ser atingido. Da maneira como você escreve o conteúdo do seu site, dos elementos que utiliza para fazer um post de rede social, como o seu site é apresentado e tudo que envolve sua empresa pode envolver a humanização.
Nesse contexto, destaco aqui 10 dicas essenciais para estabelecer humanização nas marcas.
- Conheça o seu público-alvo: entenda detalhadamente quem é o seu público-alvo para que você saiba como criar uma conexão significativa com eles.
- Desenvolva conteúdos autênticos: seu conteúdo deve ser relevante, único e interessante para despertar o interesse do seu público.
Esse relacionamento deve começar como uma abordagem que procure resolver problemas e oferecer soluções que melhoram a vida das pessoas. Uma das principais formas de humanizar a marca é desenvolver conteúdos que engajem o público-alvo e despertem o interesse dos clientes. O conteúdo digital significa mais do que anúncios de produtos: deve ser personalizado, relevante e único. - Use um tom humano e coloquial: todos nós gostamos de nos sentir conectados. Use um tom humano e coloquial para tornar a comunicação informal e atraente.
- Baseie-se em valores compartilhados: crie campanhas que reflitam os valores da empresa e atenda às necessidades e interesses do seu público em vez de apenas vender produtos ou serviços.
- Promova o lado humano da empresa: mostre o lado humano da empresa por meio dos seus colaboradores e crie conteúdos visuais que os exibam interagindo.
- Ofereça suporte atencioso aos clientes: suporte é uma ótima maneira de construir um relacionamento forte com seus consumidores. Forneça suporte atencioso e personalizado para criar um vínculo emocional forte.
- Crie ações sociais: incentivo ações sociais e ambientais que reflitam os valores da marca. Isso ajudará a humanizar a marca e mostrar que ela está preocupada com o bem-estar da sociedade.
As empresas também devem criar diálogos de forma altamente interativa, promover campanhas sociais que reflitam seus valores ou mostrar o lado humano da empresa por meio dos colaboradores. Também é importante que as empresas consigam construir um relacionamento diferenciado com seus clientes e responder às suas questões pessoais, promovendo um sentido de verdadeiro diálogo e criando um vínculo emocional entre a marca e seu público. - Construa relacionamentos reais: se comunique diretamente com o público, crie um diálogo envolvente e responda às suas questões de maneira honesta.
- Utilize meios de comunicação modernos: as empresas devem adotar meios de comunicação modernos como o chatbot, o marketing de conteúdo, as redes sociais e outras tecnologias para se aproximar dos consumidores.
- Ofereça soluções práticas: proporcione soluções práticas para os problemas de seus clientes e ofereça suporte para melhorar sua experiência com a marca.
Além disso, as empresas devem adotar práticas de bem-estar e inovação que melhorem a vida das pessoas, especialmente de forma sustentável. Mostrar que a marca está envolvida em um esforço social ou ambiental pode trazer um nível adicional de humanização e ajudar a gerar uma conexão significativa entre o público e a empresa.
A humanização é a chave para obter uma conexão real com os clientes, gerar confiança e aumentar a lealdade à marca. Ela se torna uma prioridade para as empresas que desejam realmente se conectar com os consumidores e criar uma vantagem competitiva.
Lembre-se que pequenos ajustes diários em sua comunicação podem estreitar o relacionamento com o seu público. Não é de um dia para o outro que sua marca se tornará mais humanizada e o seu público irá perceber. É um processo de construção diária e que deve envolver toda a empresa nesta jornada. O resultado final será extremamente positivo.
Sobre a TRIWI
A TRIWI é uma agência de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa especializada em B2B. Com atuação focada em Agronegócio, Indústria, Tecnologia e Serviços.
Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam se posicionar de forma clara e evolutiva no mercado.
Sobre o fundador
Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI
Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.