O Canadá é dos poucos países no mundo que oferece oportunidades de imigração.Mas não pensem que a situação é fácil! Dá trabalho, demanda tempo, paciência, responsabilidade e, principalmente, uma assessoria profissional local.

Em 2021, de acordo com o Statista Canada, havia mais de oito milhões de imigrantes com residência permanente morando no país – aproximadamente 21,5% do total da população canadense. No ano passado, mais de 310 mil candidatos foram admitidos nos processos de “Residência Permanente (PR)” disponíveis no Canadá.

ExpoCanada – O evento acontece entre os dias 8 e 16 de outubro, nas cidades de São Paulo, ABC Paulista, Recife e Salvador. Serão apresentadas oportunidades de negócios, desenvolvimento de startups, dicas de como ingressar no mercado de trabalho, imigração no geral, estratégias de aposentadoria e qualidade de vida. “Daremos alguns direcionamentos para quem busca oportunidades de conhecer novos mercados, além de desmitificar a vida no Canadá com dicas de empregos, benefícios e desafios de morar no país e de como participar de um processo de imigração. É importante lembrar que não ofereceremos vagas de emprego durante este evento”, ressalta Ed Santos, organizador da ExpoCanada e consultor de imigração credenciado pelo ICCRC (Consultores de Imigração do Conselho Regulatório do Canadá). www.expocanada.com.br

Por que o Canadá não consegue preencher as 950 mil vagas? Segundo órgãos oficiais do país, a principal causa é falta de qualificação profissional. “O Canadá é um país de primeiro mundo e, muitas pessoas vem para o país, pensando que encontrarão um mar de rosas. Não é bem assim! O Canadá oferece inúmeras oportunidades de emprego, mas a pessoa precisa ter formação acadêmica, experiência profissional, inglês e atender às diversas exigências do mundo corporativo local. Atualmente, as áreas mais requisitadas no país pertencem à área da saúde (enfermeiros e técnicos de enfermagem); assistentes sociais; cuidadores de idosos; profissionais de tecnologia da informação; construção, transporte, armazenagem, manufatura, comunicação, marketing, atendimento ao cliente, entre outros.

As províncias com mais oportunidades são: Ontário, British Columbia, Quebec, New Brunswick e Newfoundland.

“A maioria dos empresários aqui no Canadá relatam dificuldades de contratação devido à escassez de talentos. Não é uma tarefa fácil atender a todos os requisitos. É preciso ter inglês fluente; conhecimento dos padrões de empregos canadenses e das leis que regem o país; competência profissional (reconhecida pelos órgãos regulatórios de cada profissão e de cada província); adaptabilidade à cultura do país; resiliência e outros. Mas quando a pessoa se dedica assertivamente ao trabalho, dá resultado financeiro. Além de proporcionar estabilidade econômica, a qualidade de vida aqui é incontestável. Vale a pena investir num país que te dá oportunidade”, ressalta.

Calendário

Dia 8 de outubro (sábado) – em São Paulo

Local: Espaço Salas Brasil

Av. Bernardino de Campos, 79 – Paraíso (SP)

Horário: das 14h às 18h

Dia 9 de outubro (domingo) – em Santo André

Local: Hilton Garden Inn & Go Inn

Rua Giovanni Battista Pirelli, 279 – Vila Homero Thon – Santo André – SP

Horário: das 14h às 18h

Dia 15 de outubro (sábado) – em Recife

Local: Bugan Hotel

Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4661 – Boa Viagem – PE

Horário: das 14h às 18h

Dia 16 de outubro (domingo) – em Salvador

Local: Hotel Deville Prime

Rua Passargada, s/n – Salvador – BA

Horário: das 14h às 18h

Compartilhar matéria no
Como conseguir emprego no Canadá? São 950 mil vagas, apresentadas na ExpoCanadá. Confira!