Apesar do que se acredita, o Sol não nasce sempre no Leste e isso acontece mais comumente do que se imagina; entenda
O Sol é a estrela do Sistema Solar e o responsável por iluminar alguns dos planetas desta organização de astros, incluindo a Terra. Como nosso planeta apresenta um movimento de rotação, isso permite que uma das faces do planeta sempre esteja virada para o Sol, o que contribui para o vermos surgindo e desaparecendo. A seguir, aprenda a como descobrir onde o Sol nasce e se põe.
Onde o Sol nasce e se põe?
Nas aulas de Geografia, nós aprendemos que o Sol está no centro de uma organização de astros que chamamos de Sistema Solar. Com exceção da Lua, todos os outros astros giram em torno do Sol, como é o caso da Terra, e alguns destes corpos celestes são iluminados pelo brilho dele.
No caso da Terra, o planeta não apenas gira em torno do Sol (translação), como gira em torno de si mesmo (rotação). Quando a rotação acontece, diferentes partes do planeta passam a ser iluminadas pelo brilho do Sol, o que obriga esta luz a nascer e se pôr conforme a Terra gira.
Apesar do que os alunos geralmente aprendem nas aulas de Geografia na escola, o Sol nem sempre nasce no Leste e se põe no Oeste. Isso até pode acontecer na maior parte das regiões da Terra devido ao movimento de rotação, mas é geralmente mais fácil de constatar quando o observador se encontra próximo a Linha do Equador e durante o Equinócio.
Contudo, é possível ter uma visão completamente diferente, como durante os Solstícios de inverno e verão, quando a trajetória da estrela muda, podendo nascer no Oeste e se pôr no Leste. Em outros casos, quando o observador se encontra em latitudes muito extremas, o Sol pode nunca nascer durante o verão e nunca se pôr no inverno.
Dito isso, a trajetória do Sol é muito variável dependendo das estações, do eixo de inclinação da Terra, e do local de onde você o observa.
Como determinar onde o Sol nasce e se põe?
Vamos supor que você mora em um local próximo da Linha do Equador e está numa época do ano em que o Equinócio acontece. Desta forma, se você sair para o lado de fora durante a manhã, seu corpo será banhado pela luz e uma sombra será reproduzida no chão: a direção para onde essa sombra aponta será o Oeste (sua esquerda), e o local de onde vem a luz e que não apresenta sombra será o Leste (sua direita).
Nestas circunstâncias, é possível determinar que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Mas caso você esteja em uma localização e época diferentes do ano, você ainda poderá determinar onde ele nasce e se põe examinando a sombra, mas as direções cardinais podem mudar de Leste e Oeste para Oeste e Leste, respectivamente.Uma maneira mais assertiva de realizar essa previsão, considerando onde você está, as estações e todos os outros fatores, é utilizar aplicativos: opções como Posição do Sol (para Android) e Caminho do Sol (para iOS) fornecem coordenadas mais específicas de onde a estrela nasce e se põe, indicando corretamente as direções.
Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima/Olhar Digital