Rahel Patrasso/Reuters

A Azul entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos nesta quarta-feira (28), e o processo pode gerar dúvidas aos consumidores, especialmente àqueles que têm passagens compradas pela companhia aérea.

Ao ser questionada pela CNN, a Azul informou que “a operação continua normalmente” e os passageiros não serão afetados.

O fato relevante divulgado pela empresa aos investidores nesta quarta reforça que os clientes terão os bilhetes honrados, além dos pontos do Azul Fidelidade e os benefícios mantidos.

“A Companhia seguirá voando, operando normalmente e mantendo seus compromissos durante todo o período de reestruturação”.

Fernando Canutto, especialista em direito empresarial e sócio do Goodke Advogados, pontuou que é baixo o risco de haver algum cancelamento de voo da companhia por conta do pedido de recuperação judicial.

“Não posso dizer que é impossível, mas é altamente improvável que haja impacto imediato. A maioria das companhias aéreas continua a honrar as reservas durante o processo de reestruturação”, disse o advogado.

O especialista pondera que o cenário seria outro caso a empresa decretasse falência, quando ela é considerada irrecuperável financeiramente e tem consequências severas para honrar o pagamento aos credores, como a venda dos bens e o encerramento das atividades.

“Ao contrário da falência, que geralmente implica na liquidação da empresa, o Chapter 11 permite que a empresa continue operando enquanto reestrutura suas dívidas. É uma tentativa de salvar a empresa e evitar a falência”, explicou Canutto.

Fonte: CNN Brasil

Fonte: Diário Do Brasil

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Comprei passagem da Azul: o que acontece agora com o pedido de recuperação judicial?