ASSAULT BRIGAD

Milhões de suecos começam a receber esta segunda-feira um panfleto com conselhos sobre como se preparar e lidar em caso de guerra ou outras crises inesperadas.

De acordo com a BBC News, “If crisis or war comes” foi produzida durante a Segunda Guerra Mundial e foi atualizada durante a Guerra Fria. O governo de Estocolmo diz ter piorado a situação de segurança, o que significa invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia.

A vizinha Finlândia também publicou, recentemente, o seu próprio conselho online sobre “preparação para incidentes e crises”.

Também os noruegueses receberam um panfleto a pedir que estejam preparados para se desenrascarem sozinhos, durante uma semana, em caso de condições climáticas extremas, guerra e outras ameaças.

Durante o verão, a agência de gestão de emergências da Dinamarca disse que estava a enviar por e-mail detalhes sobre água, comida e remédios que precisariam para passar por uma crise de três dias.

Em uma sessão detalhada sobre conflito militar, o folheto digital finlandês explica como o governo e o presidente responderiam no caso de um ataque armado, enfatizando que as autoridades finlandesas estão “bem preparadas para autodefesa”.

A Suécia aderiu à NATO este ano, decidindo, assim como a Finlândia, candidatar-se depois que Moscovo expandiu a guerra em 2022. A Noruega foi um membro fundador da aliança defensiva ocidental.

Ao contrário da Suécia e da Noruega, o governo da Finlândia decidiu não imprimir uma cópia para cada casa, pois isso “custaria milhões” e uma versão digital poderia ser atualizada mais facilmente. “Enviamos 2,2 milhões de cópias em papel, uma para cada domicílio na Noruega”, disse Tore Kamfjord, responsável pela campanha de autopreparação na Proteção Civil.

Lista de itens

Incluídos nas listas de itens que devem ser mantidos em casa estão alimentos de longa duração e fáceis de cozinhar, como latas de feijão, barras energéticas e massa, comida para animais de estimação e uma fonte de alimentação reserva, além de medicamentos, incluindo comprimidos de iodo, para o caso de um acidente nuclear.

Os guias incluem instruções sobre o que fazer em caso de vários cenários e pedem aos cidadãos que se certifiquem de que podem se defender sozinhos, pelo menos inicialmente, em caso de uma situação de crise.

A lista de verificação sueca recomenda batatas, repolho, cenouras e ovos, juntamente com latas de molho à bolonhesa e sopa preparada de mirtilo e rosa mosqueta.

Uma das recomendações mais importantes é manter comida e água potável suficientes para 72 horas.

Fonte: CM Jornal

Fonte Diário Brasil Noticias

Compartilhar matéria no
Comprimidos de iodo, batatas e repolho: Suécia se prepara para a guerra e orienta a população