Com lugares para todos os gostos, instituições de ensino reconhecidas pelo mundo todo, ambientes fascinantes, uma enorme diversidade cultural e claro uma interessante e agitada vida noturna, os Estados Unidos têm o combo completo para uma experiência de intercâmbio incrível. Por conta de todas essas atrações, a terra do Tio Sam se tornou um dos destinos mais procurados por estudantes.
Contudo, quando os intercambistas começam a procurar informações sobre a viagem, um assunto que sempre levanta grandes dúvidas é a comprovação financeira, você sabe o que é isso? A comprovação financeira é um ato de suma importância realizada pelo consulado durante a aprovação de um visto de estudante. Em poucas palavras, ela é necessária para comprovar que o intercambista possui recursos básicos para permanecer no país durante o período de sua estadia.
Segundo a CEO da Arleth Bandera, “Trata-se de um documento oficial que comprova a veracidade se há ou não uma quantia disponível para que estudante possa pagar pelo seu intercâmbio – arcando com todas as despesas – durante seu tempo de estadia em outro país. É um valor que todas as escolas que são credenciadas pela imigração exigem do aluno que está indo aos Estado Unidos, isso é, um montante que o intercambista deve ter em sua conta bancária provando que o mesmo tem condições de se manter no país durante o tempo do curso que ele irá fazer, seja esse qual for: curso de inglês, faculdade, MBA, etc.”
O primeiro passo envolvendo a comprovação financeira para o intercâmbio é o visto, e claro uma das mais importantes, já que o estudante não pode entrar no país sem ter essa autorização.
“Para solicitar o visto norte-americano primeiro é necessário preencher o formulário DS-160 que deve ser preenchido em inglês e não pode conter nenhum tipo de rasura. Neste documento estarão contidas algumas informações básicas sobre o estudante. Após a solicitação do visto, se tudo estiver certo, será agendada a entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).”, explique a especialista em intercâmbio, Arleth Bandera.
A comprovação funciona de duas formas, as escolas pedem apenas o extrato bancário, entretanto algumas podem pedir as informações da sua conta dos últimos três meses, enquanto outras exigem apenas o saldo atual. Por isso é importante que o intercambista fique informado qual o tipo de modelo que a instituição escolhida exige.
Por outro lado, Para o consulado é importante mostrar a movimentação financeira da sua conta bancária. Eles precisam entender que o intercambista tem um vínculo com o Brasil e que você tenha uma renda que vai suprir todos os seus gastos nos Estados Unidos. Portanto a comprovação financeira que o aluno irá mostrar no consulado é diferente do que vai ser entregue para a escola.
Para saber mais sobre intercâmbio nos EUA, morar fora, fique de olho no site da Eagle Intercâmbio. Acesse: eagleintercambio.com
A Eagle intercâmbio é uma startup localizada no Vale do Silício (Califórnia), sendo a primeira agência de intercâmbio feita totalmente por brasileiros na região. Com clientes oriundos de diferentes localidades, a presença física da equipe da Eagle nos Estados Unidos e a parceria com escolas Canadenses, permite com que a empresa dê suporte em tempo real, aos seus alunos, entendendo e identificando as necessidades de cada um deles. Dessa forma, a startup faz parte de um seleto grupo de agências, com um dos maiores índices de aprovação de vistos para alunos brasileiros, carregando em sua trajetória até hoje mais de 2000 alunos brasileiros formados pela Eagle. Para saber mais acesse: www.eagleintercambio.com