Talvez ainda não tenha ouvido falar da Ochis, uma marca de óculos ucraniana que chegou ao mercado em 2018 com a proposta de criar óculos com borra de café. Se você ainda não a conhece, está perdendo tempo: A história é fantástica, as peças são deslumbrantes e o design é de capotar! Atualmente, como todas as empresas de origem ucraniana, a Ochis precisa adaptar os negócios para os tempos de guerra no país, mas mantém os negócios intactos e seguem planejando o futuro.
“O pai da tecnologia da Ochis é Max Havrylenko, que também é a pessoa por trás do material e um verdadeiro inovador na área óptica. Foi ideia dele criar óculos que fossem amigos do planeta e que respondessem por todos os problemas que experimentou com óculos à base de plástico ao longo de sua jornada no universo oftalmologista. Antes da marca começar, ele fazia centenas de experimentos com vários materiais para encontrar o match perfeito”, explica Chantal Kopenhagen Goldfinger uma das principais especialistas de eyewear do mundo e defende a moda como forma de empoderar e enriquecer a marca pessoal das pessoas, com o objetivo de mudar seus pensamentos. É isso mesmo: para ela, o óculos não é apenas um acessório e sim, um “necessório”.
Você pode estar se perguntando: mas que material tão inovador é esse que a Ochis encontrou e que ainda é amigo do meio ambiente?
“Os óculos da Ochis são feitos de borra de café usada. Em primeiro lugar, eles valorizam a experiência por meio de uma sensação de admiração quando as pessoas cheiram os copos e sentem aquele aroma de café e seus rostos se iluminam. Isso mostra que a inovação pode ser divertida e cheia de emoções se for abordada com a mente aberta”, completa Chantal.
Para a Ochis, criar óculos a partir da borra de café é unir o útil ao agradável, já que o mercado de café é enorme na região de Kyiv, onde estão sediados. É uma honra para eles o fato de aderir a essa economia circular e aproveitar os subprodutos da indústria em vez de ‘desperdiçar’ algum composto que poderia ser usado de outra forma. A borra de café usada coletada em cafeterias locais acabou sendo a escolha perfeita para implementar essa visão.
Apesar do sucesso, como todos os outros negócios na Ucrânia, a empresa teve que reavaliar tudo em 24 de fevereiro de 2022, porque a primeira semana foi realmente aterrorizante para a cidade de Kyiv, que estava constantemente sendo bombardeada e ameaçada pelos combates ativos na frente norte. “Foi só quando as coisas se acalmaram um pouco e quando libertaram as cidades próximas a Kyiv, que os membros da equipe puderam retornar à capital e voltar aos trilhos. O maior desafio foi a logística e ter que descobrir opções alternativas de entrega”, conta a especialista.
Desde setembro (verão ucraniano), a marca conseguiu restaurar a sua capacidade de produção ao estado anterior à guerra e encontrar opções alternativas de envio. “Parte do nosso estoque foi transferido para a UE para garantir que permaneça em território seguro. Recentemente, surgiu um novo desafio com os ataques terroristas semanais à infraestrutura crítica da cidade. Estamos em processo de adaptação aos cortes de eletricidade, mas, ao mesmo tempo, temos a certeza de que a luz sempre vence a escuridão, literal e figurativamente”, explicou um correspondente da marca em entrevista à Chantal.

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Conheça a marca ucraniana que resiste à guerra e produz óculos com borra de café