Daniel Alonso gasta mais de R$ 13 MILHÕES em propaganda com sites, imprensa e outros.  Suspeita de fraude ainda. Câmara não temos. Então, atenção MATRA e Ministério Público !

O prefeito Daniel Alonso gastou mais de R$ 13 milhões em seus dois mandatos em propaganda com imprensa, faixas, etc. Esse valor daria para tapar 1 milhão e 130 mil buracos de ½ m² ou 565.000 buracos de 1 m². Resolveria o problema da sua rua, por exemplo.

Esse absurdo se dá geralmente em administrações que desejam ficar de bem com a imprensa. Publicam e gastam muito em anúncios com os mais variados veículos de comunicação, como sites de Marília de Notícias, canais de TV e rádios, entre outros.

Em contrapartida, os veículos tornam-se amigos. Divulgam gratuitamente reportagens de interesse dos prefeitos, perseguem seus adversários, e geralmente encobertam denúncias de corrupção ou má gestão.

No caso de Marília, quase um pouco de tudo isso aconteceu. Imprensa amiga com muito dinheiro, gordas mesadas praticamente todos os meses. No desgoverno do prefake Alonso teve até “jornalista” que ficou quase milionário de tanto que levou.

Isso não é um caso isolado. É o modus operandi no Brasil (uma expressão em latim que significa “modo de operação”, usada para caracterizar o perfil de pessoas, empresas ou em alguns casos, até de criminosos), infelizmente. E nas esferas municipais, estaduais e federal. Tanto no Executivo quanto no Legislativo. Mas, como em tudo, há exceções, tanto nessas de “administração”, quanto em veículos de comunicação. Por isso não se pode generalizar, como não é possível aqui em Marília também.

TAPA-BURACOS 

De acordo com o Sistema Nacional de Pesquisas e Custos da Construção Civil, o preço médio por metro quadrado de asfalto, numa operação tapa buraco, no Brasil, é de R$ 23,18 ou R$ 11,59 arredondando para R$ 12,00 o buraco de meio metro quadrado.

Daí o resultado dessa fortuna gasta em propaganda, seguindo o SNCPCC, calcula-se que o exorbitante valor realmente daria para resolver o problema de 1 milhão e 130 mil buracos de ½ m² ou 565.000 buracos de 1 m² em Marília.

Daria ainda para não faltar medicamentos nos postos de saúde, pagar grande parte da dívida do município com a Unimar, que banca os custos com as UPAs, praticamente pagar em dia os servidores públicos

MAIS DE 175 CASAS POPULARES

O valor do metro quadrado de uma casa popular no Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), é de aproximadamente R$ 1.729,25 em março de 2024. 

O Sinapi é um banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para calcular o preço médio do metro quadrado, o IBGE considera fatores como o padrão e o tipo de projeto. O valor do metro quadrado é uma referência importante para quem deseja construir, pois inclui os custos com mão de obra e materiais. Daí chega-se ao número de mais de 175 casas populares, o que poderia desativar várias favelas da cidade, com condições mais dignas de moradia.

INDÍCIOS DE FRAUDES, VÍCIOS E FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Outra questão em Marília é a coincidência. A empresa House Propaganda, de Bauru, ganhou TODAS as licirações nesses 8 anos. Aí vem um grave problema. A agência está funcionando como um tipo de CAIXA PRETA porque no Portal da Transparência da Prefeitura aparece apenas os valores gastos com a House Propaganda. R$ 1 milhão, R$ 2 milhões … e assim vai.

Daí não existe TRANSPARÊNCIA porque não se sabe para onde foi o dinheiro, quem recebeu e quanto recebeu. Comenta-se no meio jornalístico que tem site de Marília de Notícias que chegou a receber R$ 200.000,00 em um único mês. Teve volta para alguém? O site ficou com esse valor sozinho? Fora os demais meses e anos, juntando um patrimônio milionário. Lícito ou ilícito? Crime ou não? E toda essa fortuna sai livremente do gabinete do prefeito Daniel Alonso.

Mas aí vem outra questão: se mensalmente a lei permite que sem licitação um único veículo de comunicação pode receber no máximo aproximado em cerca de R$ 18 mil, pode cada veículo receber valores distintos? A agência de propaganda estaria sendo utilizada para burlar essa lei?

Pode caber à MATRA (Marília Transparente) representação junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO para descobrir para onde foram os mais de R$ 13 milhões. Só seguir o rastro do dinheiro…

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Daniel Alonso gasta mais de R$ 13 MILHÕES em propaganda com sites, imprensa e outros.  Suspeita de fraude ainda. Câmara não temos. Então, atenção MATRA e Ministério Público !