Reprodução

A vida nas grandes cidades impõe um ritmo tão intenso que alguns gestos feitos no dia a dia acabam passando despercebidos. E de acordo com a psicologia, muitos deles têm um significado bem maior do que você possa imaginar. Quer um exemplo?

Quando um motorista freia para te dar a chance de atravessar uma rua em segurança e você levanta a mão para agradecê-lo. Os estudos da área psicológica indicam que esse comportamento bem simples revela alguns detalhes da personalidade dessa pessoa e como é o seu relacionamento com os outros.

E essa análise indica que usar um gesto para indicar gratidão faz bem tanto para quem pratica quanto para quem recebe o agradecimento. Dessa forma, o hábito não é simplesmente um mero detalhe e passa a se tornar uma forma de estar no mundo.

Pessoas se tornam mais positivas
O que esses estudos a respeito de personalidade e bem-estar dizem? Que aquelas pessoas que fazem aceno de agradecimento com as mãos costumam apresentar uma visão mais otimista da vida. Isso não quer dizer que tais pessoas negam os problemas que têm. Elas simplesmente preferem ver o que os demais fazem de bom.

Mesmo que essas pessoas acenem com a mão para um desconhecido nota-se o desenvolvimento de uma pequena experiência social positiva. E se feita com frequência, ajuda para uma vida com grau de satisfação maior.

Ainda de acordo com os especialistas, essas pessoas que têm pequenos gestos são mais propensas a desenvolver relações mais saudáveis, mesmo se forem interações rápidas. E reconhecer a atitude do outro desencadeia um universo positivo nos locais onde a pressa sempre está em primeiro lugar.

Estar de fato no presente e a relação com a atenção plena
Os psicólogos ligam o gesto de acenar com a mão à atenção plena. O gesto do agradecimento só acontece se a pessoa consegue ter noção de forma consciente do que ocorreu: um motorista parou o carro e lhe deu a preferência e que há uma brecha para uma resposta.

Isso estimula ainda reduzir o estresse e aumentar o estado de satisfação. Segundo a neurociência comportamental, essas atitudes sem esperar nada em troca estimulam áreas do cérebro que estão ligadas ao bem-estar emocional e também à diminuição do estresse.

Segundo a psicologia, empatia e paciência são peças-chaves
O ato de agradecer com as mãos indica que essa pessoa tem empatia. Isso porque tais pessoas reconhecem que o motorista fez um esforço para poder frear e depois esperaram o outro cruzar a rua. O pedestre acaba reconhecendo tal comportamento do motorista.

E na maioria das vezes o pedestre também é motorista e sabe o que está por trás de frear o carro, o que só aumenta o reconhecimento para o condutor. Além disso, a atitude indica paciência. Pegar um pequeno tempo para se mostrar grato ao outro no meio do trânsito indica que a pessoa apresenta um jeito mais calmo em relação a maneira com o que está ao seu redor.

A diferença de uma pequena atitude
Algumas pessoas podem até ver o gesto de acenar para o motorista como algo automático, contudo na visão da psicologia é mais do que isso: indica maturidade emocional, consciência e bondade. O bem-estar como um todo é atingido positivamente quando alguém retribui com um aceno de mão.

Se por acaso, você não tem ainda o hábito de acenar com a mão para um motorista, este é o momento de virar a chave. O gesto simples tem a chance de transformar uma travessia em uma experiência positiva.

com informações de @purepeople

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
De acordo com a psicologia, acenar com a mão para agradecer aos carros ao atravessar a rua é característico dessas pessoas