A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), lança nesta quarta-feira (28) o Serviço de Proteção ao CPF (Cadastro da Pessoa Física) com o objetivo de prevenir fraudes. O cidadão pode acessar o Integrador Estadual e solicitar o bloqueio de seus dados pessoais, impedindo, assim, sua utilização indevida por terceiros. O serviço está disponível no Portal Integrador Estadual VRE REDESIM https://vreredesim.sp.gov.br.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, “a Jucesp dá um importante passo na proteção de dados dos empreendedores de São Paulo. Essa nova possibilidade limita a chance de fraudes e evita que terceiros utilizem de forma mal-intencionada”.
Para solicitar o bloqueio do CPF, o cidadão deverá pagar uma taxa de R$ 3,77. Essa interrupção no acesso aos dados é válida por um mês, mas pode ser renovada por mais um mês, mediante novo pagamento no mesmo valor, e assim sucessivamente. Não haverá cobrança do serviço para casos em que o cidadão tenha seus documentos roubados, furtados ou extraviados, desde que apresente boletim de ocorrência ou declaração de pobreza.
“A Jucesp, com foco na melhoria contínua da prestação de seus serviços e alinhada com as políticas de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, proporciona a partir de agora aos empreendedores segurança nos atos a serem registrados na autarquia, oferecendo a possibilidade de bloquear a utilização do CPF para abertura e movimentação de empresas. Esse novo serviço, pioneiro no Brasil, irá prevenir fraudes por meio de um sistema de acesso simples e acessível a todos”, comenta o presidente, Paulo Henrique Schoueri.
O desbloqueio pode ser solicitado a qualquer tempo, de forma gratuita, por meio do canal Fale Conosco do site.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).