A foto destacada pela NASA nesta quinta-feira (31) traz uma nuvem de gás e poeira, fotografada alguns minutos após o lançamento de um foguete Falcon 9, da SpaceX. Naquela noite, o veículo lançou a missão Crew-7 com destino à Estação Espacial Internacional.
A missão foi lançada às 4h27 no horário de Brasília, levando quatro astronautas ao laboratório orbital. As plumas foram liberadas após a separação do primeiro e segundo estágios do foguete, e aparecem iluminadas em meio ao céu ainda escuro.Pluma deixada após o lançamento da missão Crew-7 (Imagem: Reprodução/Michael Seeley)
Perto do centro da foto, está uma espécie de anel azulado. No interior dele, há dois pontinhos brilhantes: o inferior é o segundo estágio do foguete Falcon 9, e o superior, o primeiro estágio se preparando para iniciar seu retorno à Terra.
Cerca de 30 horas de viagem depois, os membros da Crew-7 chegaram ao laboratório orbital. Eles devem permanecer seis meses a bordo, realizando experimentos científicos e atividades para a manutenção da estação.
Fenômenos no céu
Esta não é a primeira vez que fenômenos curiosos são observados no céu após a SpaceX lançar seus foguetes. No ano passado, a reentrada do segundo estágio do veículo rendeu um brilho visível em diferentes cidades do sul do Brasil.
Mais recentemente, um observatório registrou uma espiral brilhante no céu do Havaí no mesmo dia em que a SpaceX havia lançado um Falcon 9. Provavelmente, o fenômeno veio do combustível liberado antes de o estágio reentrar na atmosfera.
Outro episódio semelhante aconteceu em julho, quando a SpaceX lançou novos satélites Starlink com um foguete Falcon 9. Poucas depois de o foguete seguir viagem e desaparecer, surgiu um brilho avermelhado no céu. Para o cientista Jeff Baumgardner, o ocorrido se deve ao que chamou de buraco atmosférico, formado pelo veículo.
Fonte: APOD
Por Danielle Cassita | Editado por Patricia Gnipper