Dirigentes que fazem parte das cooperativas de diversos segmentos profissional, inclusive, odontológico, dentro do cooperativismo paulista, estiveram reunidos na cidade de Marília, no último dia 18, nas dependências do Hotel Sun Valley, quando foram analisados os reflexos da Reforma Tributária, dentro do sistema cooperativo. “Foi um encontro que já havia acontecido em Ribeirão Preto, agora em Marília e outro em São Paulo”, disse Juliano Oliveira, presidente da Uniodonto Centro-Oeste Paulista, sediado na cidade de Marília, envolvendo as regiões de Marília, Bauru e Assis, dentre os odontólogos. “Na verdade, este encontro em Marília foi a sexta edição do Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista, realizado”, esclareceu o dirigente que esteve presente no encontro realizado em Marília, com outros representantes do setor cooperativo.
A Reforma Tributária, tema principal do encontro em Marília, influenciará todos os segmentos da sociedade, e não seria diferente com o setor odontológico. No encontro realizado em Marília mais de 100 líderes do segmento cooperativo estiveram presente, dentre eles: do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande; do presidente do Sicredi Centro-Oeste Paulista e diretor do ramo Crédito da Ocesp, João Salvi; do presidente da Unimed Centro-Oeste Paulista, Francisco Venditto Soares; e da gerente geral da OCB, Fabíola Nader Motta. “Foi um encontro muito proveitoso, afinal, essa Reforma Tributária fará com que mudemos de comportamento administrativo em alguns pontos”, avaliou Juliano Oliveira, que esteve acompanhado de alguns diretores da Uniodonto Centro-Oeste Paulista.
De acordo com o presidente da Uniodonto de Marília, Assis e Bauru, os participantes puderam saber, um pouco mais, sobre o trabalho que está sendo feito pelos Sistemas OCB e Ocesp em defesa das cooperativas em relação à Reforma Tributária, na apresentação da gerente jurídica do Sistema OCB, Ana Paula Andrade Ramos, e da gerente geral Fabíola Motta. O superintendente técnico executivo do Sistema Ocesp, Flávio Bersani, apresentou os resultados do Planejamento Estratégico do Sistema Ocesp para o quadriênio 2023-2026. “Foram apresentações bem técnicas e que certamente cada cooperativa presente, avaliou o grau de influência que as mudanças provocarão”, disse Juliano Oliveira que em breve fará uma reunião com a diretoria da Uniodonto para uma avaliação mais precisa.
Juliano Oliveira considera importante este tipo de encontro no sentido de atualizar o pessoal do que vem acontecendo politicamente, bem como orientar os pontos mais delicados na gestão cooperativa. “Todos entendem que o cooperativismo é um modelo que deu certo no Brasil”, afirmou o dirigente do centro-oeste paulista. “Diante do elevado nível da competição profissional, a melhor alternativa é o cooperativismo”, ressaltou ao chamar a atenção no sentido do movimento cooperativo oferecer responsabilidade social e sustentabilidade, bem como competitividade, integração e resultados econômicos. “Sem contar a inclusão socioeconômica, especialmente para pequenos empreendedores”, falou o dirigente de Marília sobre o movimento cooperativo em geral.