O primeiro avião espacial comercial do mundo, Dream Chaser DC-100, chamado de Tenacity, chegou ao Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, para as preparações finais antes de sua primeira missão à Estação Espacial Internacional (ISS), que acontece ainda este ano.

Após completar rigorosas avaliações no Neil Armstrong Test Facility em Ohio, o Tenacity está pronto para passar pelos procedimentos finais de pré-lançamento, incluindo a finalização de seu sistema de proteção térmica e a integração de cargas úteis. O avião espacial será lançado a bordo de um foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA), transportando 3.540 kg de alimentos, água e experimentos científicos para a ISS.

O “sonho” do projeto Dream Chaser finalmente sai do papel

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Dream Chaser Tenacity, o avião espacial de carga não tripulado da Sierra Space, dentro do Space Systems Processing Facility (SSPF) no Kennedy Space Center, na Flórida. (Imagem: NASA)

O projeto Dream Chaser, desenvolvido pela Sierra Nevada Corporation (SNC) e agora gerenciado por seu braço independente, Sierra Space, está em andamento desde seu anúncio em setembro de 2004. Inicialmente concebido como parte do programa Commercial Crew da NASA, o Dream Chaser visava transportar astronautas para a ISS.PUBLICIDADE

No entanto, em 2014, os contratos do programa foram concedidos à Boeing e à SpaceX, deixando o Dream Chaser de lado.

Em 2016, a NASA retomou o interesse pelo Dream Chaser, desta vez como um avião espacial não tripulado para missões de carga para a ISS. Esta decisão veio em meio a atrasos e problemas com o Starliner da Boeing, que ainda está pendente de seu primeiro lançamento tripulado, agora reprogramado para 25 de maio.

A aeronave espacial Tenacity

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Testes bem sucedidos do Tenacity em Ohio liberaram o avião espacial para o Kennedy Space Center antes de sua primeira missão. (Imagem: Sierra Space / NASA)
  • Tenacity é o primeiro de uma série de aviões espaciais reutilizáveis e versáteis, projetados para missões de carga em órbita baixa.
  • Equipado com propulsores internos e asas fixas, ele é capaz de realizar acoplamentos precisos na ISS e pousos autônomos em pistas comerciais.
  • O design do avião espacial permite um pouso firme no Kennedy Space Center, compatível com pistas em todo o mundo.
  • O módulo de carga, que não retornará à Terra, foi projetado para queimar na reentrada, descartando efetivamente até 3.175 kg de lixo.
  • Este módulo, que chegou ao Kennedy em 11 de maio, complementa a missão de Tenacity ao abrigar uma carga significativa para a ISS.

Próximos passos do Tenacity após missão inaugural

Tenacity será lançado do Space Launch Complex-41 na Cape Canaveral Space Force Station, passará aproximadamente 45 dias acoplado à ISS e retornará com até 1.588 kg de carga, incluindo dados científicos valiosos.

A Sierra Space planeja manter uma linha de produção para módulos de carga, essenciais para cada missão, e visa pelo menos sete missões de carga com a NASA, potencialmente estendendo a duração e a capacidade das missões do avião espacial.

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Dream Chaser: primeiro avião espacial comercial do mundo se prepara para voo histórico