Um projeto piloto está entregando mercadorias via drones em regiões afastadas da Alemanha. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a fabricante de drones Wingcopter, a Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, o Grupo REWE, a Vodafone, a Riese e a cidade de Michelstadt.
- Walmart vai realizar entregas com drones nos EUA ainda neste ano
- Drone elétrico mais avançado do mundo pode revolucionar a agricultura
- Drones são usados para evitar ataques de tubarão nos EUA
Como funciona a iniciativa
O projeto DroLEx permite que clientes em distritos remotos ao redor de Michelstadt, no estado alemão de Hesse, peçam mantimentos não perecíveis por meio de uma loja virtual da LieferMichel e tenham as mercadorias entregues por drones. O serviço está inicialmente disponível para pessoas que vivem em Rehbach e Würzberg.
Assim que o pedido é feito, as mercadorias são embaladas na loja REWE, em Michelstadt, e transportadas por uma bicicleta de carga até o ponto de decolagem de um drone da Wingcopter.
Neste primeiro momento, apenas produtos da REWE são oferecidos, mas outros varejistas locais serão adicionados à medida que o projeto avança. A iniciativa será avaliada do ponto de vista econômico e ecológico por membros da equipe da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt.
Estamos muito orgulhosos de pilotar o LieferMichel, o primeiro serviço de entrega de drones para mantimentos e produtos do dia a dia na Alemanha. Nosso maior objetivo é ganhar experiência e avaliar, junto com os moradores, um serviço ecologicamente correto e eficiente que crie real valor agregado para a população da zona rural.
Tom Plümmer, CEO da Wingcopter
O projeto foi financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes e tem um valor total de 430 mil euros, pouco mais de R$ 2,3 milhões.
A previsão de conclusão dessa fase é até o final de 2023. Os dados coletados durante o período de teste serão usados para desenvolver um modelo de negócios sustentável “para melhorar o abastecimento local em outras regiões rurais da Alemanha”.
Entregas feitas por drone
- O drone pode viajar a até 90 km/h e em altitudes de 100 metros.
- Ele é capaz de carregar pacotes de até 4 quilos.
- As entregas são feitas usando a rede de comunicações da Vodafone para navegar de forma autônoma até pontos de pouso.
- Outro entregador de bicicleta de carga então remove a mercadoria do Wingcopter e completa o trecho até a entrega para o cliente.
- As informações são da New Atlas.