Foto: Mike Segar/Reuters

Em resposta a uma publicação no X sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário Elon Musk afirmou que as consequências de suas ações chegaram.

No contexto da publicação, o termo usado pelo ex-integrante do governo de Donald Trump faz referência ao ditado “fool around and find out” (“mexeu, levou” em tradução informal), usado para alertar para o fato de que atitudes imprudentes podem ter consequências.

Elon Musk foi uma das principais vozes críticas às ações do ministro Alexandre de Moraes. O embate entre o empresário e o magistrado levou à suspensão temporária da plataforma X no Brasil, em agosto de 2024. Musk também já criou um perfil no X para divulgar as decisões arbitrárias do ministro e declarou que, um dia, Moraes seria preso.

Lei Magnitsky é aplicada contra Alexandre de Moraes

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira, 30, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A medida impõe sanções severas ao magistrado, incluindo o congelamento de bens, restrições de visto e exclusão do sistema financeiro norte-americano.

O Departamento do Tesouro dos EUA, responsável pelo anúncio da punição ao ministro brasileiro, classifica Moraes como responsável por “graves violações de direitos humanos”. A Lei Magnitsky, criada em 2016, permite ao governo norte-americano punir autoridades estrangeiras envolvidas em corrupção ou abusos contra liberdades civis, mesmo fora do território dos Estados Unidos.

Moraes está agora proibido de entrar ou transitar em território norte-americano. Qualquer ativo que o ministro eventualmente possua em solo norte-americano será congelado. Além disso, bancos e empresas com sede nos EUA ou com negócios no país ficam impedidos de manter relações com o magistrado. Isso inclui operadoras de cartão de crédito, plataformas digitais e instituições financeiras globais.

O impacto da sanção pode se estender para além das fronteiras dos EUA. Países aliados, como Reino Unido, Canadá e integrantes da União Europeia, têm histórico de adotar medidas semelhantes em alinhamento com Washington, o que pode agravar o isolamento diplomático de Moraes. A depender da amplitude das sanções, até familiares e associados do ministro podem ser incluídos nas restrições.

Fonte: Revista Oeste

Fonte: Diário Do Brasil

Compartilhar matéria no
Elon Musk reage às sanções contra Moraes: ‘A consequência chegou’