Comemorado neste sábado, 19, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino tem o objetivo de evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial. Segundo o Sebrae, o número de empresárias atuando no mercado já corresponde a 9,3 milhões, o que equivale a 34% do mercado geral, pesquisa de 2021.
Arleth Bandera faz parte desta pesquisa, de uma família simples e numerosa (15 irmãos), nasceu em Varzelândia (MG) e hoje dirige uma agência de intercâmbio no Vale do Silício, na Califórnia. “Nasci em uma família humilde e numerosa, éramos em 15 filhos e comecei a trabalhar muito cedo em busca de um futuro promissor. Eu sempre soube que ele dependeria exclusivamente da minha dedicação e em 2016 eu deixei tudo para trás, cruzei o oceano com destino aos Estados Unidos em busca de um tratamento médico para o meu filho mais novo e autista. Assim, fiz da dificuldade a minha superação” – resume.
A startup nasceu focada em atender de maneira personalizada e com preço justo. A agência é a primeira e única feita 100% por brasileiros no Vale do Silício, e desde o ano passado conta com uma parceria no Canadá também, a Collège National e para o próximo ano, trará grandes novidades por meio de novas parcerias, ampliando ainda mais a sua atuação e a sua presença ao redor do mundo.
Para consolidar a sua presença, apenas dois anos após a sua chegada nos Estados Unidos, a Eagle Intercâmbio faturava 390 mil dólares, um marco para a empresária, visto que essa alavancada se deu em um período de incertezas, onde muitas concorrentes estavam entrando em recessão por conta do fechamento das fronteiras em virtude da pandemia. “Usei todo o meu conhecimento no segmento de turismo e intercâmbio e orquestrei uma agência diferente. Mesmo com alguns entraves, firmei parcerias com as melhores escolas de inglês (ESL – English as a Second Language), Colleges e Universities do país, montei nossa sede em um ponto estratégico, contratei apenas pessoas que já haviam vivenciado a experiência de fazer um intercâmbio e que agregariam na venda e claro, expandi o leque de serviços, me especializando na emissão de vistos e greencard, o sonho dos brasileiros” – conta Arleth.
Apesar do sucesso e do plano de expansão em crescimento, a empresária relembra que o começo, o período mais complexo. “Para estabelecer a Eagle no mercado foi preciso muita negociação e planejamento. O maior entrave foi convencer as escolas parceiras de que a agência tinha um excelente plano de negócio e que traria novos estudantes. Geralmente, as escolas não se sentem muito confortáveis em se associar a agências pequenas e para isso foi preciso realizar inúmeras reuniões com diretores de escolas e representantes da área de visto para estudantes estrangeiros. Hoje, a Eagle tem parceria com 190 escolas e universidades em todo o território americano, além do National Collège no Canadá” – resume.
No portfólio, estão diversos cursos do nível iniciante ao avançado, inglês para negócios, preparatórios para o TOEFL (exame de proficiência de inglês) e TOEIC (prova de admissão exigida pela maior parte das empresas no Brasil), programas de High School Summer Camp (uma espécie de acampamento de verão) e intercâmbios para a realização de MBA, mestrado, graduação ou extensão universitária.
Com clientes oriundos de diversos países (além do Brasil, a Eagle Intercâmbio atende toda a américa latina, Portugal, Rússia e outros países do Leste Europeu), a equipe oferece atendimento em inglês, espanhol, italiano e português. Além da sede em Berkeley, na Califórnia, a agência tem hoje escritórios em NYC e no Texas, e em Janeiro 2023, inaugurará a primeira loja física, em Pompano Beach, Flórida. A intenção da loja é atender tanto imigrantes como americanos que queiram fazer intercâmbio em outros países.
A presença física da equipe nos locais onde atua permite com que a empresa dê suporte em tempo real aos alunos, entendendo e identificando as necessidades de cada um deles. E sem perder o diferencial para o público brasileiro: a maior parte do time é composta por brasileiros que hoje vivem no exterior. Isso ajuda a compreender as necessidades, dificuldades e expectativas dos alunos que deixam o Brasil rumo aos EUA.
Por isso e muito mais, a startup faz parte de um seleto grupo de agências, com um dos maiores índices de aprovação de vistos para alunos brasileiros, carregando em sua trajetória até hoje mais de 2000 alunos brasileiros formados pela Eagle, um orgulho e tanto, para Arleth Bandera.

Para saber mais sobre vistos, Green Card, roteiros de viagem e muito mais, acesse: www.eagleintercambio.com
Sobre: A Eagle intercâmbio é uma startup localizada no Vale do Silício (Califórnia), sendo a primeira agência de intercâmbio feita totalmente por brasileiros na região. Com clientes oriundos de diferentes localidades, a presença física da equipe da Eagle nos Estados Unidos e a parceria com escolas Canadenses, permite com que a empresa dê suporte em tempo real, aos seus alunos, entendendo e identificando as necessidades de cada um deles. Dessa forma, a startup faz parte de um seleto grupo de agências, com um dos maiores índices de aprovação de vistos para alunos brasileiros, carregando em sua trajetória até hoje mais de 2000 alunos brasileiros formados pela Eagle. Para saber mais acesse:www.eagleintercambio.com.br