
O primeiro “Café da Manhã Empresarial”, realizado pela Associação Comercial e de Inovação de Marília foi bastante prestigiado por empreendedores de Marília e região, quando através do tema: “A importância da NR1 para a gestão de segurança e saúde no trabalho”, abordado pelos especialistas: Dr. Adalberto Gonçalves, Vanessa Spigolon e Leticia Gallina, da Vértice – Gestão em Saúde Ocupacional, quando a NR1 Psicossocial, a Ergonomia e a importância da NR17, bem como os assédios vertical e horizontal nas relações de trabalho, foram os temas apresentados pelos especialistas convidados. “Foi um encontro muito produtivo, com boa presença empresarial, e assuntos bem pertinentes”, avaliou o presidente da associação comercial local, Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
O Dr. Adalberto Gonçalves foi o primeiro a se apresentar, explicando de maneira fácil e eloquente, sobre a NR1, que é a base de tudo, quando se fala de saúde e segurança do trabalho. “Ela é o ponto de partida para entender e aplicar todas as outras NRs”, disse o especialista ao enfatizar a importância da norma. “Se a empresa não estiver em conformidade com as normas, a fiscalização, através de um só aperto de botão, ficará sabendo de tudo, sem precisar mais ir ao local”, alertou sobre as consequências com multas, interdição do setor ou a empresa, além de processos judiciais. Vanessa Spigolon mostrou a NR17, que regulamenta as condições de ergonomia no ambiente de trabalho. “Esta normativa busca prevenir doenças e acidentes de trabalho relacionados a postura inadequada, esforço físico excessivo, condições de iluminação, entre outros fatores ergonômicos”, enfatizou a especialista. Letícia Gallina apresentou questões mais atualizadas sobre o assédio vertical e horizontal nas relações de trabalho. “O assédio no ambiente de trabalho envolve comportamentos indesejados que prejudicam a dignidade e o bem-estar do trabalhador”, alertou. “O assédio vertical ocorre quando o comportamento abusivo parte de uma autoridade superior, enquanto que o horizontal ocorre entre colegas de trabalho, sem relação hierárquica”, diferenciou a especialista.
Valéria Cristina Tamião de Oliveira, vice-presidente da diretoria da associação comercial, considerou o evento bem proveitoso, em virtude das exposições apresentadas de maneira fácil e prática. “Foi rápida e objetiva”, definiu a dirigente ao aprovar a realização do café empresarial mensalmente. Ilma Maria Aires de Lucena, segunda tesoureira da diretoria executiva da associação comercial, achou o encontro válido, principalmente antes e depois das exposições, quando todos os convidados tiveram a oportunidade de conversar e trocar ideias. “O programa vai atrair pessoas com um tema principal, para que possamos nos encontrar uma vez ao mês, nas primeiras horas do dia, para troca de ideias e de conhecer mais pessoas”, disse a dirigente ao aprovar a ação.
O próximo encontro já está marcado com tema definido. O Código de Defesa do Consumidor será o tema principal do encontro, no dia 13 de maio, das 7h30 às 9h30, gratuitamente. “Qualquer empreendedor está convidado para os nossos encontros”, destacou José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial de Marília. “Precisamos de uma confirmação antecipada, para preparar o local, já que temos espaço limitado”, avisou o dirigente que ocupou todos os 80 assentos destinados para o encontro realizado. “Tínhamos um plano “B”, caso viessem mais pessoas”, falou ao procurar administrar o número de vagas disponível.
LEGENDA – O primeiro café da manhã empresarial realizado na associação comercial atraiu dezenas de empresários logo cedo
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Café 080425 A, B, C e D
#