Rede de notícias dos EUA explica como Starbucks, Walmart e outras empresas estão usando IA para monitorar funcionários

Empresas multinacionais, como Walmart, Delta Air Lines, T-Mobile, Chevron e Starbucks e marcas europeias, como Nestlé e AstraZeneca, estão usando inteligência artificial para monitorar seus funcionários, segundo a maior rede de notícias dos Estados Unidos, a CNBC.

Esse monitoramento ocorre em plataformas de trocas de mensagem, como SlackMicrosoft TeamsZoom e outros aplicativos de comunicação corporativa. A questão, além de preocupar funcionários de big techs, também levanta questões éticas e legais sobre o assunto.

Como funciona o monitoramento usando inteligência artificial

As empresas mencionadas usam tecnologia da startup Aware, criada em 2017. A companhia usa um programa de inteligência artificial para monitorar as conversas dos funcionários nas redes corporativas, fornecendo insights em tempo real sobre o sentimento dos funcionários. A empresa diz que os dados são anônimos, até que haja algum risco ou crime sendo cometido, como assédio moral ou sexual, por exemplo.

Imagem mostrando computador e usuário
(Imagem: Samsung)

Especialistas alertam para problemas éticos e legais dessa política da Aware. A vigilância de funcionários poderia estar ferindo questões de privacidade, o que abriria espaço para possíveis processos contra as empresas. O uso dessa prática, inclusive, está se tornando cada vez mais comum, segundo dados divulgados pela Aware. A startup está sendo contratada por um número exponencial de empresas que desejam monitorar suas redes corporativas nos últimos anos.

Novo sistema de inteligência artificial consegue quebrar senhas pelo ruído das teclas
(Imagem: Undrey/Shutterstock)

No entanto, a notícia não está sendo bem aceita, principalmente, nos Estados Unidos. Houve revolta entre os funcionários das empresas citadas.

Estas já trabalham para gerenciar a crise, mas fato é que a tendência aponta para que funcionários tomem cada vez mais cuidado ao utilizar as redes de comunicação da empresa para falar sobre qualquer tópico que possa ter um grau de sensibilidade.

Apesar de que, com a disseminação de aplicativos de mensagem nos celulares, não é de se estranhar que o uso das redes corporativas seja para uso, estritamente, profissional.

Prática não é exatamente nova

Monitorar funcionários através de seus acessos no computador de trabalho não é algo, exatamente, novo. A Meta, por exemplo, utiliza equipes de moderação de conteúdo e tecnologias relacionadas para gerenciar abusos e comportamentos em suas plataformas. A verdade é que, desde que existe o e-mail, os funcionários são monitorados. O próprio uso da rede interna já é o suficiente para que o empregador consiga saber o que os funcionários baixam, acessam e consomem, por exemplo.

Por Thiago Morais, editado por Bruno Capozzi

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Empresas estão monitorando funcionários com inteligência artificial