ReproduçãoA Uber fez parceria com a startup de caminhões autônomos chamada Waabi, com planos de uma colaboração de 10 anos na busca pela perfeição na condução autônoma. O acordo envolve a integração dos dados provenientes de bilhões de quilômetros percorridos sem motorista pela Waabi na rede da Uber Freight, a divisão de logística da gigante de transporte.
A partir desta semana, a frota de testes da Waabi iniciará pilotos comerciais em colaboração com embarcadores na rede Uber Freight, transportando mercadorias entre Dallas e Houston. A visão de longo prazo envolve a Waabi adotando um modelo de “Driver-as-a-Service” (Motorista como um Serviço), em que empresas de transporte adquirem caminhões equipados com a tecnologia de inteligência artificial da Waabi e têm a opção de se conectar ao mercado da Uber Freight.
Esta parceria com a Uber marca o primeiro acordo comercial da Waabi divulgado ao público, e isso acontece apenas dois anos após o lançamento da startup. A rapidez da empresa em entrar no mercado é atribuída à sua abordagem centrada em inteligência artificial.
A Waabi utiliza um simulador de estradas chamado “Waabi World” para testar virtualmente o software de direção autônoma e treinar o sistema em tempo real. Isso é comparável a um único motorista treinando em centenas de milhares de cenários simultaneamente.
Reprodução
Tentativas da Uber
A Uber Freight já possui uma parceria comercial em andamento com a Aurora Innovation e teve um acordo anterior com a Waymo Via, a unidade de caminhões autônomos da Waymo. No entanto, a parceria com a Waabi promete uma integração tecnológica mais profunda.
Ambas as empresas estão buscando embarcadores que estejam dispostos a se comprometer com projetos de cinco a dez anos, com o objetivo de compreender o impacto dos veículos autônomos em suas operações futuras.
Ron destacou que a Uber Freight tem centenas de embarcadores na lista de espera para implementar a tecnologia de veículos autônomos. Apesar de a Uber Freight ter registrado uma queda de 30% na receita no segundo trimestre, a empresa enxerga um crescimento exponencial à medida que os caminhões autônomos se tornem uma realidade no mercado.
+55 Invest
FONTE: terrabrasilnoticias.com