O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor divulgou um relatório criticando a facilidade com que se pode acessar a conta bancária de alguém por aplicativo de celular através de golpes.
A entidade apurou se os bancos Nubank, Bradesco, Itaú e Santander contam com barreiras para reduzir as chances de os criminosos conseguirem ter sucesso nesse tipo de ação.
Nesse golpe, bandidos se passam por atendentes de uma instituição financeira e entram em contato com a vítima, seja por Whatsapp, SMS, e-mail ou até por telefone.
Normalmente, tudo é muito convincente: o golpista tem dados pessoais do cliente e adota um tom bem parecido com o desse tipo de atendimento.
A vítima, então, é instruída a baixar um aplicativo no celular, que, na realidade, tem um programa que permite o acesso remoto, controlado pelos criminosos.
Para repercutir o assunto, recebemos o Adriano Galbiati, especialista em cibersegurança. Ele contou o que pode ser feito para se proteger desses golpes.
A grande recomendação é: se alguém te ligar pedindo alguma coisa, pedindo para você clicar no link, pedindo para você instalar algum aplicativo, não o faça, desligue o telefone e ligue no telefone oficial da instituição e pergunte para eles se tem alguma coisa errada.
Adriano Galbiati
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