
Reprodução/Redes Sociais
Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira, 7, a captura do petroleiro Marinera, vinculado à Venezuela e que opera sob bandeira russa. A interceptação foi divulgada pela AFP e posteriormente confirmada pelas Forças Armadas norte-americanas.
A operação, noticiada pela Fox News e CNN, ocorre poucas horas depois da imprensa indicar que a Rússia havia enviado pelo menos um submarino para escoltar a embarcação, oficialmente listada como vazia.
Inicialmente conhecido como Bella 1, o petroleiro é perseguido por Washington desde que burlou um bloqueio parcial na costa da Venezuela e frustrou uma tentativa de abordagem da Guarda Costeira dos EUA em 21 de dezembro.
O navio foi renomeado Marinera durante a navegação e passou a usar a bandeira russa. O petroleiro estava na zona econômica exclusiva da Islândia por volta das 04h de Brasília desta quarta, depois de cruzar o oceano Atlântico em águas internacionais, segundo dados de rastreamento marítimo da Bloomberg.
Os Estados Unidos anunciaram no final de dezembro, antes da captura do presidente deposto Nicolás Maduro em Caracas, a implementação de um bloqueio naval ao redor do país contra petroleiros sancionados pelo Departamento do Tesouro.
Fonte: Exame
Fonte: Diário Do Brasil
