Quem nunca sentiu vontade de fazer xixi em um momento inoportuno que atire a primeira pedra. Mas saiba que dependendo da situação isso pode gerar riscos à saúde. Um médico legista alerta, por exemplo, que nunca se deve dirigir ou entrar em qualquer carro estando de bexiga cheia.
Risco de traumatismo de bexiga
- O aviso foi dado pelo médico legista Marcelo Rocha Campos em um vídeo que viralizou no TikTok.
- A explicação está no cinto de segurança.
- Em caso de acidente, o sistema de proteção pode acabar lesionando alguns órgãos internos.
- Se a pessoa eventualmente estiver muito “apertado”, o impacto pode causar um traumatismo de bexiga.
- Mas, calma: isso não é motivo para andar de carro sem cinto de segurança.
- A recomendação é ir ao banheiro antes de entrar no veículo.
Urina pode ser infectada por bactérias
Quando vazia, a bexiga fica atrás do púbis, osso localizado acima da região genital. Ao se encher, no entanto, ela fica mais tensa e ultrapassa os limites do púbis em direção ao umbigo, o que facilita um rompimento em caso de forte impacto na região da barriga.PUBLICIDADEhttps://ea9d3d5f32e4bcaef433ce885ee72103.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
No caso da bexiga estar vazia, o osso da bacia pode romper ou até perfurar o órgão. Quando cheia, entretanto, ela pode estourar e deixar a urina vazar para dentro da cavidade abdominal. Se isso acontecer, a urina pode ser infectada por bactérias e causar sepse, doença responsável por uma a cada cinco mortes em todo o mundo.
A mortalidade desse tipo de acidente geralmente está mais associada aos traumas em outros órgãos. Mas a pressão de uma bexiga cheia pode aumentar a possibilidade do rompimento ou perfuração da própria bexiga, em caso de acidentes. As informações são do UOL.
Fonte: Olhar Digital/Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi