
Reprodução/Metrópoles
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, nessa quarta-feira (19/11), que interceptou uma aeronave supostamente vinda da Venezuela suspeita de tráfico de drogas. Segundo a FAB, o avião sobrevoava o território brasileiro na Reserva Yanomami, localizada na região amazônica.
A ação ocorreu por volta das 7h, quando os radares da Força Aérea perceberam que um avião não identificado tentava entrar no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo ou contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo, enquadrando-se, portanto, como aeronave suspeita de tráfico de substâncias entorpecentes e drogas.
As autoridades se aproximaram da aeronave para tentar comunicação com o piloto, mas sem sucesso. Foi aplicado um tiro de advertência a fim de que fossem cumpridas as ordens da defesa aeroespacial.
“O piloto da aeronave hostil realizou pouso em pista de terra dentro do território nacional, em uma região próxima a Surucucu, no estado de Roraima (RR). Em seguida, um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea transportou uma equipe para realizar as Medidas de Controle no Solo, isolando a área e garantindo a segurança do local”, informou a FAB.
Antes que a equipe da Força Aérea conseguisse isolar a área terrestre, o piloto fugiu do local. Após a ação, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II foi transportada ao local para realizar a neutralização do avião, que estava com a matrícula adulterada.
A operação contou com duas aeronaves de caça A-29 Super Tucano. A interceptação do avião é prevista no Decreto nº 5.144/2004, que autoriza a ação em caso de “aeronaves suspeitas”.
Apesar da suspeita, a Força Aérea Brasileira não confirmou que o avião derrubado seja, de fato, da Venezuela. A FAB iniciou uma apuração para confirmar a origem.
COM INFORMAÇÕES DE METRÓPOLES
Fonte Diário Do Brasil
