A Ferrari tem se empenhado bastante nos últimos meses no desenvolvimento de projetos especiais ou exclusivos. Pouco depois de anunciar que a SF90 Stradale e a SF90 Spider ganharam versões feitas por sua divisão XX, a marca do cavalo rampante revelou mais um supercarro: a Ferrari KC23.
Assim como os dois últimos lançamentos, a KC23 também é um projeto voltado 100% à performance e exclusivamente para o uso em pistas, sendo proibida a utilização nas ruas. O modelo é mais um da chamada linha One-Off da Ferrari, ou seja, teve apenas uma única unidade produzida.
De acordo com a Ferrari, o conceito da KC23 é baseado na 488 GT3 Evo 2020 e herdou do modelo “doador” o design, o chassi e o powertrain. Isso significa que, sob o capô, pode estar escondido um motor V8 3.8 biturbo, com potência até maior que os 550cv do 488 GT3 Evo, já que é uma versão sob encomenda.
Responsável pelo projeto, Flavio Manzoni, diretor do Centro Stile Ferrari, atendeu aos desejos do cliente misterioso e desenhou a Ferrari KC23 de uma maneira pouco usual, com um design que, literalmente, muda de acordo com a utilização do carro.
“Enquanto o layout estacionário do carro permite que ele exiba suas formas puras, elegantes e sinuosas, quando ele vai para a pista, revela entradas de ar salientes e de abertura automática e uma asa traseira imponente de tirar o fôlego”, explica a marca.
Ferrari KC23 é conceito que ganhou vida
O visual da Ferrari KC23 não deixa dúvidas de que se trata de um carro-conceito que ganhou vida, ao contrário de tantos outros modelos que ficaram apenas no papel. A montadora italiana revelou que algumas linhas foram inspiradas justamente no Vision Gran Turismo.
As portas que se abrem para cima, por sua vez, tiveram origem em outro icônico supercarro da marca, o LaFerrari. A cor, batizada de Gold Mercury, tem componentes especiais. De acordo com a montadora, ela fica muito brilhante quando exposta à luz do sol e permite que o carro mude de cor “dependendo do tipo e do ângulo da luz que incide sobre ele”.
Por dentro, a simplicidade da Ferrari KC23 contrasta com os elementos luxuosos do design exterior. A Ferrari informou que ele foi mantido o mais básico possível e semelhante ao da 488 GT3 Evo 2020, com exceção dos painéis das portas e do acabamento do painel de instrumentos do lado do passageiro.
Ferrari mostra o carro, mas não revela o dono
A Ferrari já marcou uma data para que os interessados em ver de perto o novo supercarro tenham essa chance. A KC23 fará sua primeira aparição pública entre os dias 13 e 16 de julho no Goodwood Festival of Speed, um dos eventos automobilísticos mais importantes do Reino Unido. Depois disso, entre 1º de agosto a 2 de outubro, será exposta no museu da marca, em Maranello.
O preço do carro e, principalmente, o nome do cliente que encomendou o mais novo One-Off da Ferrari, porém, não foram e nem serão revelados pela montadora. A única informação a respeito do futuro dono da KC23 é que ele é um “importante colecionador de carros da marca do Cavalo Empinado”.