Criada em 2019, a 100 Foods, foodtech brasileira de produtos à base de plantas, anuncia o rebranding da marca, com mudança de nome para Typcal, e recebe um aporte de R$ 4 milhões, liderado pelo fundo Futurum Capital. Em paralelo, a startup também comunica alterações em seu corpo societário nesta nova fase: passam a integrar o time o ex-treinador de voleibol, Bernardinho, ao lado de seu filho, Bruninho, jogador da modalidade na Seleção Brasileira.
De acordo com Paulo Ibri, fundador e CEO da Typcal, o valor captado será utilizado para o investimento em novas tecnologias e na otimização da operação, visando a desenvolver novos produtos práticos e saborosos, com insumos de qualidade, que contribuam para uma alimentação equilibrada à base de plantas. “A Typcal nasceu como uma empresa que busca oferecer um leque de opções alimentares plant based a todos os que buscam reduzir ou cortar de vez o consumo de proteína animal em suas dietas, com foco na saudabilidade. Nossa proposta é desenvolver produtos que contribuam para uma alimentação balanceada que faça parte do cotidiano dos brasileiros”, explica. 
A foodtech é a única do segmento que utiliza somente proteína de ervilha nos produtos, uma matéria-prima mais saudável, não transgênica, com alto índice proteico e com equilíbrio de aminoácidos. Além disso, a Typcal não utiliza conservantes nem corantes artificiais. A linha de condimentos, composta por ketchup, mostarda e barbecue, é a única 100% natural do País, sem adição de açúcares ou sódio, e a linha de maioneses totalmente feitas de ervilha.



Foram esses diferenciais que atraíram a atenção de Bernardinho e Bruninho e estimularam o investimento, visto como uma oportunidade para melhorar a alimentação dos atletas. “Somos aliados na alimentação equilibrada para estes profissionais, prezando pela qualidade nutricional e a transparência na lista de ingredientes, com informação clara e direta para que tenham certeza do que estão ingerindo”, destaca Ibri.
Criada em 2019 sob o nome de 100 Foods, a startup teve sua primeira rodada de captação em abril de 2020, atingindo 720 mil reais entre investidores anjo e crowdfunding. Ao longo de 2020 e 2021, a marca expandiu a atuação para outros territórios e desenvolveu a linha de produtos analogos à base de plantas. No portfólio da empresa estão produtos como empanados à base de ervilha (mini e formato hamburguer), hamburguer (que simula carna bovina), ketchup, mostarda, barbecue e maioneses.
Grande parte dos consumidores deste segmento são conhecidos como flexitarianos, grupo composto por pessoas que escolheram reduzir o consumo de proteína animal ao longo da sua rotina, tendo como principal motivador a saúde, uma vez que, reduzir o consumo de proteína animal pode trazer benefícios à saúde, desde a riscos cardiovasculares a diminuição das chances de desenvolver diabetes e hipertensão.

Sobre a Typcal:
A Typcal é uma food tech voltada para o consumo saudável. Seus produtos são muito mais saudáveis com propostas zero calorias, zero açúcar, zero sódio, sem conservantes e corantes artificiais e sem nada de origem animal. Criada em 2019 como 100 Foods, a startup fez a primeira rodada de captação anjo em abril de 2020, captando 720 mil reais entre investidores anjo e crowdfunding. Ao longo de 2020 e 2021, a marca expandiu a atuação para outros territórios e desenvolveu a linha de produtos analogos à base de plantas. Em 2022, a empresa finalizou a rodada seed, captando R$4 milhões, tendo a Futurum Capital como líder, e fez um rebranding, com a mudança de nome e visual. Diante da nova estratégia, Bernardinho e Bruninho passaram a integrar a empresa como sócios.
Compartilhar matéria no
Foodtech de produtos à base de plantas 100 Foods levanta aporte, atrai Bernardinho do vôlei e anuncia rebranding