O governo anunciou nesta quarta-feira (2) que pretende realizar nove privatizações em 2021, entre as quais as de estatais como Correios e Eletrobras.
A proposta é do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), por meio do qual são feitas concessões, privatizações e parcerias com o setor privado para obras e serviços públicos.

Veja a programação de privatização para 2021:

  1. Eletrobras;
  2. ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias);
  3. Emgea (Empresa Gestora de Ativos);
  4. CeasaMinas;
  5. Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre);
  6. Companhia Brasileira de Trens Urbanos – MG;
  7. Correios;
  8. Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo);
  9. Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados).
    O Ministério da Economia já tinha listado 126 projetos no PPI, entre os quais a privatização de Eletrobras, Casa da Moeda, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Correios, Telebras, Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a venda de participações acionárias da Infraero.
    Nesta quarta-feira (2), o governo informou a ampliação da lista, que passa a contar com 201 projetos. De acordo com o Ministério da Economia, 115 estão previstos para 2021, com expectativa de geração de R$ 367 bilhões em investimentos.

Entre os leilões previstos para 2021 estão:
• 16 portos, entre os quais Santos (SP) e Paranaguá (PR);
• 6 rodovias;
• 3 ferrovias;
• leilão do 5G (tecnologia que promete conexões ultra-rápidas de internet e que vem sendo alvo de disputas entre Estados Unidos e China);
• 22 aeroportos, divididos em 3 blocos;
• 6 parques e florestas (como Lençóis Maranhenses e Jericoacoara),
• eventos de óleo e gás e direitos minerários.

Compartilhar matéria no
Governo federal prevê nove privatizações  em 2021, entre as quais Correios e Eletrobras