O Projeto GURI no Interior e Litoral — programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura — promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência no mês de novembro e dezembro. O GR de Marília — Percussão realiza apresentação gratuita, no próximo dia 25, às 20h, no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’ (Avenida Rio Branco, 51 — Marília/SP), sob a regência de Jorge Rafael do Nascimento da Silva.
O concerto que celebra os 10 anos do Grupo de Referência será uma homenagem ao desenvolvimento dos processos educacionais, promovendo um intercâmbio cultural. Serão apresentadas obras de diversos compositores, incluindo: Jared Spears, Ney Rosauro, Eliana Sulpício e Freddie Mercury.
Grupo de Referência de Marília — Percussão
O Grupo de Referência de Marília – Percussão tem como objetivo trazer processos artísticos pedagógicos para a região em busca de evolução artística e musical dos alunos e alunas. O grupo já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussions de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019), além de tocar com o percussionista Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ — maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Para os espetáculos, o grupo regido pelo músico Jorge Rafael do Nascimento Silva trará repertório diversificado com obras clássicas que vão do compositor e instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal a Freddie Mercury a partir da utilização de materiais não convencionais nos arranjos das obras.
Grupos de Referência
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Apoio ao Grupo de Referência de Marília: Prefeitura Municipal de Marília.
Patrocinador Master: CTG Brasil
Patrocinador Ouro: Tauste
PROGRAMA
Grupo de Referência de Marília – Percussão
Jorge Rafael do Nascimento da Silva, regente
JARED SPEARS (1936-)
Ceremonium
NEY ROSAURO (1952-)
Mitos Brasileiros
I. Curupira
II. Iara
III. Saci Pererê
IV. Uirapuru
V. Mula sem Cabeça
ELIANA GUGLIELMETTI SULPÍCIO (1963-)
Vis-à-vis
NATHAN DAUGHTRY ()
Lost Souls
NEBOJSA JOVAN ZIVKOVIC (1962-)
Trio Per Uno
I. Meccanico
II. Contemplativo
III. Molto Energico
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY (1840-1893)
Dance of the Sugar Plum Fairy [arr. Juan Rubio]
FREDDIE MERCURY (1946-1991)
Bohemian Rhapsody [adapt. Jorge Nascimento]
_ GR Marília — Percussão
Jorge Rafael do Nascimento da Silva, regente
Data: 25 de novembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’
Endereço: Avenida Rio Branco, 51 — Marília/SP
Entrada: gratuita
______________________________________________________________________
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri — Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom — Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.
Projeto Guri: O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.
Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo — Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.