
Reprodução
Dezenas de leões-marinhos foram vistos mergulhando durante um deslizamento de rochas após um forte terremoto nas Ilhas Curilas nesta quarta-feira (30/7).
As imagens foram filmadas por Nikita Sinchinov, membro da tripulação a bordo do navio “Professor Khromov”.
Na manhã de quarta-feira, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia relatou tremores na Península de Kamchatka com magnitude de até 8,7. De acordo com a filial regional do Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, este foi o terremoto mais forte na região desde 1952.
“Não há vítimas. A fachada de um jardim de infância desabou; o prédio estava passando por reparos. O Centro de Monitoramento e Alerta de Tsunamis de Kamchatka emitiu um alerta de uma onda se aproximando das ilhas de Paramushir e Shumshu, na região de Curilas do Norte. Algumas chaminés e sistemas de ventilação foram parcialmente destruídos”, declarou o Ministério de Situações de Emergência.
Posteriormente, o ministério acrescentou que, como resultado do tsunami, partes do porto de Severo-Kurilsk e da empresa pesqueira Alaid, em Sakhalin, foram inundadas. Equipes de resgate evacuaram moradores locais e aproximadamente 60 turistas da Praia de Khalaktyrsky, em Kamchatka.
Alertas de tsunami foram emitidos em todo o Pacífico.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil