
Breno Esaki/Metrópoles
Ao menos cinco empreendimentos vinculados à Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) apontaram no registro do CNPJ número de telefone e e-mail utilizados por empresas pertencentes à sócia da Associação dos Aposentados do Brasil (AAB). Ambas as organizações são investigadas no caso que ficou conhecido como a Farra do INSS.
Entre os CNPJs que cadastraram os mesmos contatos está o da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Centro Sul e Sudeste (Fafer), um dos braços da Conafer.
A Fafer e a AAB, inclusive, tiveram um outro vinculo revelado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Segundo um relatório encaminhado à CPMI do INSS, as entidades depositaram e receberam valores de uma mesma empresa, localizada no DF e pertencente a diretora financeira da Conafer.
O Metrópoles apurou que o empreendimento movimentou, em apenas dois meses, quase R$ 4 milhões das duas entidades. Logo em seguida, foi encerrado.
Uma terceira instituição que apontou na Receita Federal o mesmo telefone e e-mail utilizados pela Fafer e por empresas vinculadas à AAB foi a Terra Bank – banco digital vinculado a Conafer.
Outras empresas que apresentaram na Receita Federal o mesmo número de telefone e o mesmo e-mail no CNPJ são: a Solution, Impacto, R E D Segurança e a Expresso. Todas pertencem à Lucineide dos Santos Oliveira, sócia da Associação dos Aposentados do Brasil.
As empresas, inclusive, funcionam em um mesmo endereço, localizado no Recanto das Emas. Além delas, quatro CNPJs pertencentes a Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador da Conafer, funcionam no mesmo local: a Cifrão Sistemas, uma segunda empresa denominada Solution, outra apelidada também como Impacto, e a Embalatudo.
Fonte: Metrópoles
Fonte: Diário Do Brasil
