A Jaguar está preparando três novidades que prometem movimentar o segmento de carros elétricos premium em 2025. Uma delas já tem definido, inclusive, qual o rival a ser batido quando chegar ao mercado: o recém-lançado BMW i7.

Para fazer frente ao carro alemão, visto de perto pela reportagem do Canaltech durante seu lançamento no Brasil, a marca britânica vai apostar na nova geração do XJ e colocar na briga um sedan 100% elétrico totalmente novo, recheado de luxo e tecnologia.

A reportagem do Autocar apurou que, mesmo em se tratando de uma nova geração de um modelo que já existe (foi lançado em 2010 e aposentado em 2019), o sedan de luxo não terá qualquer inspiração em versões anteriores, tanto por dentro quanto por fora. De acordo com o diretor de design da marca, Gerry McGovern , o rival do i7 “será uma cópia do nada.

Nova geração do Jaguar XJ deve chegar em 2025 sem "nada" da atual (Imagem: Divulgação/Jaguar)
Nova geração do Jaguar XJ deve chegar em 2025 sem “nada” da atual (Imagem: Divulgação/Jaguar)

O que se sabe a respeito do sedan que chegará nos próximos anos é que ele fará parte de uma nova plataforma, a JEA, terá visual minimalista e dimensões generosas, com comprimento similar ao do Bentley Mulsanne, na casa dos 5,57 metros. A grade dianteira e os faróis afilados em LED farão parte da nova assinatura da Jaguar, que também deve abrir mão do “felino saltitante” característico na logotipagem.

Jaguar também terá novo SUV

As demais novidades que chegarão à linha da Jaguar a partir de 2025 incluem um SUV e um carro da família GT. O utilitário terá tamanho similar ao do Bentley Bentayga, enquanto o GT oferecerá espaço para 4 ocupantes.

Ambos, assim como o “novo XJ”, serão construídos na plataforma JEA, terão tração nas 4 rodas e uma capacidade de recarga ultrarrápida que promete impressionar, levando a bateria de 10% a 80% em apenas 13 minutos.

Além do sedan, linha elétrica da Jaguar terá novos SUV e GT nos próximos anos (Imagem: Divulgação/Jaguar)
Além do sedan, linha elétrica da Jaguar terá novos SUV e GT nos próximos anos (Imagem: Divulgação/Jaguar)

Em relação à potência e autonomia, nada confirmado oficialmente, mas os indícios apontam para um powertrain de 450cv de potência, que dará aos novos modelos da Jaguar uma velocidade máxima de 240 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

A autonomia por carga deve variar de acordo com o modelo, mas a expectativa é que fique entre 619 e 764 quilômetros por ciclo — no padrão WLTP, adotado pelos países da Europa e mais “generoso” que o PBEV do Inmetro, adotado no Brasil.

Fonte: Autocar

Compartilhar matéria no
Jaguar terá sedan elétrico rival do BMW i7 e mais novidades em 2025
Divulgação/Jaguar