Acontece no Rio de Janeiro no período de 24 a 28 de fevereiro, nas atividades comemorativas dos 100 anos de fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro clube rotário criado no País em 1923. “Uma data representativa para nós rotarianos brasileiros, e ainda contar com a presença da presidente Jennifer Jones, a primeira mulher a presidir nossa organização”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga, presente nas atividades organizadas para destacar a data centenária, com uma série de eventos na cidade do Rio de Janeiro. “É a primeira oportunidade de nós governadores rotários brasileiros de estarmos com a nossa presidente, presencialmente”, justificou participação que contou com apenas três ausências dos representantes dos 31 distritos brasileiros.
Por ser uma data festiva os cariocas organizaram eventos marcantes em locais históricos e turísticos. Além de visitações aos museus históricos existentes na capital fluminense, a comitiva brasileira e internacional, esteve no desfile das escolas de sambas das campeãs do Carnaval do Rio 2023, houve também o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Botânico, mesmo local em que Paul Harris, fundador do Rotary, também promoveu o plantio em 1936. Na cerimônia oficial de abertura do evento, nas dependências do Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Bairro do Leblon, Jennifer Jones agradeceu a acolhida, destacou a alegria e o entusiasmo dos brasileiros e parabenizou a data marcante para o Rotary no Brasil. “Ela é muito simpática, atende a todos, e passa sempre uma mensagem segura e inspiradora”, disse Murillo Alvarez Alves que acompanhou a Presidente do Rotary International em todas as atividades programadas, além da reunião entre os governadores rotários do Brasil, que aconteceu em uma das salas do hotel carioca, ou até mesmo, na placa comemorativa instalada no Corcovado pelo Centenário.
Na terça-feira, dia 28, o Seminário “Próximos 100 anos”, foi o ponto alto da programação, quando temas atuais como: Diversidade e Empoderamento; Educação; Saúde; e Meio Ambiente foram abordados com ênfases durante todo o dia, sendo a atividade rotária de maior intensidade na programação sobre o centenário da organização mundial no Brasil. “A visita ao Rotary Club do Rio de Janeiro no Iate Clube e ainda a instalação de um marco rotário comemorativo, também fizeram parte da visita da nossa presidente do Rotary International ao Brasil”, comentou Murillo Alvarez Alves ao lembrar das presenças de rotarianos ingleses, italianos, ucranianos, indianos, argentinos, mexicanos, uruguaios, norte-americanos, canadenses, peruanos e espanhóis, que se fizeram presentes. “O Distrito 4510 do Rotary International esteve representado por sete pessoas”, destacou o dirigente ao enfatizar a região centro-oeste do interior paulista. “Foram mais de 600 pessoas presentes neste encontro histórico que marcou a data de forma significativa”, disse o dirigente rotário regional.
PRÓXIMO EVENTO – Será na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, a realização do 46º Instituto Rotary do Brasil, de 24 a 26 de agosto de 2023, quando novamente os rotarianos brasileiros e dos países vizinhos, se encontram para uma série de atividades rotárias de gestão, programas e capacitações. “Desta vez teremos, num mesmo ano, dois grandes eventos nacionais de grande importância para a nossa organização”, disse Murillo Alvarez Alves que acredita na grande participação dos rotarianos neste evento anual. “Já temos mais de 500 inscritos antecipadamente, e certamente vamos superar mil pessoas presentes”, acredita o dirigente rotário da região centro-oeste paulista.