
Reprodução
Jornalistas do Canal 5 interromperam a transmissão e deixaram o estúdio assim que foi anunciada a vitória de Javier Milei nas eleições de meio de mandato na Argentina. O partido La Libertad Avanza obteve uma vitória acachapante, ampliando de forma inédita a presença da direita no Congresso e no Senado do país.
ASSISTA
Com mais de 90% das urnas apuradas, o partido de Milei alcançou mais de 40% dos votos para a Câmara dos Deputados, conquistando 64 cadeiras, e garantiu 12 das 24 vagas em disputa no Senado, cravando maioria nas duas casas e fortalecendo o poder político do presidente. É o melhor desempenho parlamentar da direita argentina nas últimas décadas.
As pesquisas divulgadas antes da votação indicavam um empate técnico, com leve vantagem para a ala governista, mas não captaram a real dimensão do avanço da La Libertad Avanza. O erro ultrapassou 10 pontos percentuais e repetiu um padrão recorrente observado em outros países, em que institutos de pesquisa superestimam candidatos progressistas e subestimam o desempenho das forças liberais-conservadoras.
Fonte:
Fonte: Diário Do Brasil
